Você já deve ter ouvido falar das famosas “gelecas”, que foram febre nos anos 90. Eram massinhas pegajosas e moles, vendidas em diversas cores. Pois adivinhe só quem está de volta, e com força total? Elas mesmas, agora com o nome de slime!

Essa pode ser uma opção para entreter a criançada, principalmente quando a criança faz o seu próprio slime.

O slime é produzido a partir de materiais bem simples, que podem ser encontrados em casa. Para os pais, pode ser uma ferramenta útil não apenas para o entretenimento, como também para a educação.

Veja também: conheça 6 maneiras divertidas de fazer arte com as crianças

Mas os adultos também se beneficiam: o slime pode ajudá-los a relaxar. Existem dezenas de vídeos na internet que mostram pessoas manipulando a massa com o intuito de aliviar o estresse. Esses vídeos, chamados ASMR (sigla em inglês para Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano), prometem diminuir a tensão com movimentos leves que causam sensações prazerosas no espectador.

Como fazer slime em casa

A boa notícia para quem se interessou em como fazer slime é que produzi-los em casa é superbarato. Para fazer a base da massa, você só precisa de:

  • Cola branca, de isopor ou de silicone
  • Água boricada
  • Bicarbonato de sódio
  • Creme de barbear
  • Um recipiente largo, como uma bacia

Siga os passos:

1. Acrescente água boricada com bicarbonato em um copo e mexa até as bolhas sumirem.

2. Em seguida, misture com a cola na bacia e mexa bastante. Quanto mais tempo mexer, mais firme a massa ficará. Atenção para as quantidades: quanto mais cola você incluir, maior será a massa do slime. O creme de barbear serve para deixar a massa final mais fofa. Procure usar uma quantidade um pouco maior do que a cola utilizada.

3. Com tudo junto e misturado, basta mexer bastante – muito mesmo – para alcançar a consistência de slime.

Pronto! Apenas com os ingredientes acima, você conseguirá chegar à massa principal. Porém, é possível incrementar a receita e deixar o slime decorado de diversas formas. Com o resultado final, você pode pensar até em abrir um negócio e vender slimes caseiros personalizados!

ATENÇÃO: É importante evitar o contato do slime com os olhos. Além disso ele nunca deve ser ingerido.

Fazer slime caseiro é simples e fácil (Foto: OryGonian/iStock)

Receita de slime com glitter

Quer saber como fazer slime com glitter, uma das (muitas) variações da receita? Para isso, você precisará de:

  • Cola de isopor ou de silicone (transparentes)
  • 1 frasco de água boricada
  • 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
  • Dois potes pequenos de glitter à sua escolha
  • Corante à sua escolha
  • 1 bacia média

Siga os passos:

1. Junte toda a água boricada do frasco com 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Misture à parte em um copo até que o líquido pare de borbulhar.

2. Na bacia, despeje toda a cola de isopor ou de silicone dos frascos. Se preferir, corte o topo dos tubos e utilize uma colher para trazer toda a cola para a bacia. Adicione o corante e misture até espalhar bem.

3. Em seguida, quando alcançar uma mistura quase homogênea, adicione o glitter e misture mais uma vez.

4. Quando a mistura atingir novamente uma aparência consistente, adicione a solução de bicarbonato de sódio com água boricada que você reservou anteriormente. Misture por mais algum tempo até observar que a massa adquiriu uma certa consistência.

5. Por fim, remova o excesso de líquido e tinta da massa. Para isso, tire a mistura da bacia e passe para um prato. Mexa e aperte algumas vezes para que ela perca os excessos. Lave sob água corrente fria e deixe secar. A massa terá adquirido uma consistência fibrosa e não absorverá mais líquidos.

E acabou! Seu slime está pronto para divertir todo mundo!

Que tal produzi-lo com seus filhos? É uma ótima atividade para o fim de semana. Boa diversão!