Faça uma busca
|
Publicado em: 5 de agosto de 2020

Como adestrar um cachorro em casa

Um cão bem-treinado é um cão feliz. Vale a pena investir seu tempo para construir uma relação de confiança entre você e seu cachorro.

Imagem: alexei_tm/iStock

Adestrar um cão pode parecer complicado, mas com um pouco de dedicação é possível. Abaixo você pode conferir algumas dicas de como adestrar um cachorro para cumprir algumas atividades básicas.

Ensine o comando sentar

O comando de sentar é um dos mais fáceis de ensinar a um cachorro.

  • Fique de frente para o cachorro com um agrado na mão, e, quando ele vier na sua direção, segure acima da cabeça dele. Mantendo os olhos no agrado, o cão vai andar um pouco para trás e sentar. Quando ele fizer isso diga “Sente!”. Dê-lhe então o agrado.
  • Não empurre o quadril do cachorro para baixo para fazê-lo sentar, simplesmente continue repetindo o comando e elogie quando ele obedecer.

Ensine o comando ficar

Mulher ensinando o cão a ficar (Halfpoint/iStock)

Ensinar o cão a ficar e depois a se aproximar é mais complicado, pois “ficar” é um conceito abstrato para um cachorro, enquanto sentar é uma ação física.

  • Tenha um agrado em cada mão.
  • Diga ao cachorro para sentar e dê-lhe um dos agrados.
  • Levante a mão vazia como se estivesse parando o trânsito e dê um passo atrás devagar, ao mesmo tempo dando o comando firme e claro “Fique!”.
  • Mantenha contato visual com o cachorro. Quando vocês estiverem um pouco distantes, diga “Venha!” de um jeito entusiasmado. Quando o cachorro vier até você, dê-lhe como recompensa ou outro agrado.
  • Se ele tentar se levantar para se aproximar antes de você chamar, diga um “Não!” incisivo, mande-o sentar novamente e comece o exercício do início.

Ensine seu cão a parar de pular

Como parte de sua natureza exuberante, o cachorro pode pular para cumprimentar você ou outras pessoas. Para desencorajar esse comportamento indesejado, você e sua família devem seguir os mesmos passos. Quando o cachorro pular, não faça contato visual com ele, não toque nele nem fale com ele. Em vez disso, afaste-se ou empurre-o de leve. Quando é ignorado, o cão aprende que essa não é a forma de pedir atenção, e que um comportamento calmo é recompensado.

Ensine o cão a acompanhar você

Cão passeando ao lado do dono (Rohappy/iStock)

Na excitação do passeio, o cachorro pode naturalmente puxar e querer correr. Se seu cão começar a puxar no momento em que você encaixar a guia, não se mexa e espere. Não vá a lugar nenhum até que ele se acalme.

Se o cachorro tiver muita energia, deixe-o queimá-la um pouco no quintal antes de sair de casa.

Comece o treinamento no seu quintal, se você tiver um. Continue até que você se sinta à vontade para levá-lo a um parque em horários mais tranquilos, quando haverá poucas distrações. Peça a alguém que os leve de carro até o parque e volte com ele caminhando; é menos provável que o cachorro puxe no caminho de volta. Aos poucos o cão vai entender a mensagem.

  • Escolha o lado em que o cachorro vai passear e não mude. Segure a guia na mão oposta e tenha um agrado na outra mão. Mostre o agrado para chamar a atenção do cão e caminhe em frente. Conforme o cachorro segue sua mão, diga “lado” e lhe dê um pequeno pedaço do agrado. Continue andando, repita “lado” e dê mais um pedaço. Não pare de andar.
  • Se o cachorro não o acompanhar ou se puxar em outra direção, mude a direção repentinamente e incentive o cachorro a vir com você.
  • Faça elogios sempre que ele andar ao seu lado.

Regras de ouro para a hora do treino

• Recompense o bom comportamento em vez de punir o mau.

• Seja coerente. Aplique sempre as mesmas regras, usando os mesmos comandos e as mesmas recompensas.

• Sessões de treinamento curtas, porém regulares, são mais eficazes do que uma longa.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close