Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de setembro de 2018

Torneira de banheiro e cozinha: entenda como consertar

William Bastos
Última atualização: 15 de abril de 2019
Por: William Bastos

Entenda os principais tipos e mecanismos e ponha você mesma a mão na massa

Torneira de banheiro e cozinha: entenda como consertar Imagem: Diy13/iStock

Uma torneira pingando não é só irritante, como também pode manchar sua pia e desperdiçar dezenas de litros d’água todos os dias. Muito provavelmente, a solução é simples – trocar a arruela ou o cartucho. O que é preciso fazer vai depender do tipo da torneira (como você pode ver na imagem abaixo). Então que tal aprender como funciona a torneira de banheiro e da cozinha e resolver o problema você mesma?

Principalmente nos tipos tradicionais, ao girar a manípula da torneira roda-se uma haste que pressiona uma arruela de borracha contra o fundo, ou sede, da torneira, para controlar o fluxo d’água. Torneiras mais modernas deixam a água passar com apenas um quarto de volta. Eles usam placas de cerâmica instaladas dentro do cartucho para controlar o fluxo.

Veja abaixo o passo a passo para consertar os principais tipos de torneira de banheiro e cozinha:

1. Comece cessando o fluxo de água

Feche o fluxo da água, a menos que não haja; nesse caso, drene o sistema. Em seguida, abra a torneira para escoar a água restante e tampe a pia para prender peças pequenas que possam cair da torneira durante o reparo.

2. Hora das ferramentas

Tire a tampa superior da torneira com uma chave de fenda de ponta chata. Retire o parafuso que segura a manípula na haste. Torneiras com haste ascendente têm uma cobertura de metal sobre o castelo; desatarraxe-a usando uma chave-inglesa. Enrole um pano na cobertura metálica a fim de protegê-la de riscos.

3. Observe a porca

Você verá uma porca. Em torneiras de quarto de volta, ela prende o cartucho que contém os discos de cerâmica. Nas torneiras de arruelas convencionais, esta é a porca do castelo. Segurando firmemente a bica da torneira com uma das mãos, use uma chave-inglesa para soltar a porca. Ela gira em sentido anti-horário.

4. Próximo passo: o castelo/cartucho

Remova o castelo/cartucho. Se for uma torneira de quarto de volta, vá até uma loja especializada e compre uma substituta. Especifique se é para a torneira d água quente ou fria – os cartuchos da esquerda e da direita são diferentes. Se a torneira tiver uma arruela de borracha, você a verá na extremidade da haste; ela só faz pressão, mas às vezes é ficada por uma pequena porca. Solte-a ou simplesmente remova a arruela, e encaixe uma nova (leve a velha a uma loja de materiais de construção ou de ferragens se não tiver certeza do tamanho). Caso não haja uma peça de reposição à mão e a arruela parecer intacta, sem rachaduras, vire-a para um reparo instantâneo.

5. Remonte a torneira de banheiro ou da cozinha

Remonte a torneira e abra o fornecimento de água. É provável que você ouça um barulho quando o ar preso passar pelo cano, mas não se preocupe, é normal.

Se ainda assim houver algum vazamento ou problema com a torneira, chame um especialista.