Março está chegando, e é hora de guardar seu material de acampamento para o próximo tempo livre. Mesmo o material de alta tecnologia é vulnerável a objetos pontiagudos, água e luz solar. Certifique-se de que o que foi danificado na última viagem seja consertado para não ter surpresas desagradáveis. Comprou botas nova? Prepare-as antes da próxima caminhada. E sua viagem será mais confortável se você souber como consertar coisas com ferramentas improvisadas e materiais disponíveis.

Minhas botas de caminhada raspam

Amacie-as para garantir caminhadas confortáveis.
Algumas botas de caminhada são rígidas e precisam ser amaciadas antes de você caminhar longas distâncias com conforto.
• Calce suas botas novas em casa vestindo suas meias normais de caminhada. Os pés incham à tarde; assim, esta é a melhor hora. Aumente o tempo que você passa com as botas de modo gradual.
• Se a bota machuca você, use um curativo no intuito de proteger a pele, até que a bota se molde ao seu pé.
• Calce dois pares de meias para acolchoar e prevenir bolhas.

O zíper emperrou

Solte-o com um lubrificante improvisado. 
Os zíperes emperram se sujos ou quando o tecido prende nos dentes. Experimente usar qualquer lubrificante para soltar os dentes, protetor labial ou cera de vela. Se o zíper é de metal, passe um lápis ao longo dos dentes em ambos os lados. Uma vez solto, o grafite do lápis ajudará o zíper a correr suavemente.

 

Se o zíper dos apetrechos emperrar e você estiver longe de casa, veja se alguém tem um protetor labial em bastão. 

 

Uma das varetas da barraca quebrou

Coloque uma tala usando um pedaço de cano.
O que nunca pode faltar entre suas ferramentas improvisadas é a fita adesiva. Se a vareta da barraca quebrou e você está no camping, é possível repará-la com um pedaço de galho que dê firmeza. Em casa, procure um pequeno pedaço de cano. É preciso que ele seja um pouco mais largo do que a vareta, mas que ainda encaixe na bainha externa do tecido da barraca. Deslize o cano sobre a seção danificada e cole-a no lugar com fita adesiva tal qual uma tala.

 

Texto extraído do livro Soluções fáceis para o dia a dia.