Como escolher sapatos confortáveis?

Sapatos confortáveis e que ofereçam um bom apoio aos pés são um investimento fundamental. Confira algumas dicas e não sofra mais.

Douglas Ferreira | 3 de Outubro de 2019 às 17:00

serhathosgul/iStock -

Sapatos confortáveis e que ofereçam um bom apoio aos pés são um investimento fundamental. Sapatos impróprios ou de tamanho inadequado podem machucar os pés e prejudicar a postura, exercendo pressão nos músculos das pernas e das costas. Um bom calçado é ainda mais importante na prática de exercícios. O tênis apropriado diminui o risco de lesão durante o exercício; oferece apoio aos pés e amortece o impacto do contato dos pés com o solo sobre tornozelos, joelhos e quadril.

Como escolher um bom calçado

Dois fatores devem ser levados em conta na hora de comprar um par de sapatos: a estrutura dele deve ser firme, para fornecer um bom apoio aos pés; e o tamanho deve ser adequado. O calçado deve acompanhar o formato dos pés, encaixar-se nos calcanhares, sem deslizar ao caminhar, e deve haver espaço suficiente para os dedos. Confira abaixo 6 dicas para você ficar de olho:

1

Os pés mudam de tamanho com a idade. Caso não se tenha certeza do número do sapato, é aconselhável medir o comprimento e a largura dos pés.

2

É melhor comprar sapatos no fim da tarde, pois os pés incham um pouco ao longo do dia e quando faz muito calor.

3

Prefira materiais naturais, como o couro, que deixam os pés respirarem.

4

Evite sapatos de bico fino. A área dos dedos deve ter espaço suficiente para que eles possam se movimentar livremente.

5

Evite sandálias com cadarços ou tiras de velcro. Elas não deixam que o pé escorregue para a frente ou para os lados.

6

Evite usar saltos muito altos. Quanto mais alto, maior o efeito sobre a postura, pois o corpo perde o alinhamento natural e os riscos de lesões nos joelhos e nas costas aumentam muito.

Confira também: Use salto alto sem causar danos ao seu corpo

Escolha o tênis certo para corrida

É aconselhável comprar um novo par de tênis após 100 horas de uso – ou seja, uma vez ao ano, se você se exercita por uma hora, duas vezes na semana. Para encontrar o tênis correto, é necessário considerar o formato do pé, a forma de pisar, o peso, o tipo de piso que servirá de base para o exercício e a atividade esportiva desejada.

Em geral, é melhor comprar o tênis numa loja especializada em artigos esportivos – principalmente quando não temos certeza do tipo mais indicado para nossas necessidades.

No caso de corredores iniciantes, é aconselhável buscar a orientação de um treinador ou de uma loja especializada em artigos esportivos antes de fazer a escolha definitiva. Os fabricantes produzem modelos diversos para atender diferentes demandas. Existem três tipos básicos:

1

Os modelos com controle de movimento são relativamente rígidos, apresentam um formato reto e possuem uma palmilha (suporte sob o arco plantar para evitar que o pé se mova para dentro). São projetados para anular o caimento excessivo e a superpronação.

2

Os modelos com amortecimento têm solados macios e um formato mais arredondado para estimular o caimento; são projetados para indivíduos que apresentam subpronação.

3

Modelos para estabilidade oferecem um misto de componentes. Apresentam suporte medial e um formato semicurvo, sendo indicados para corredores com pronação regular.

Confira também: Como preservar e limpar sapatos