Para quem trabalha em centros urbanos, descobrir uma forma de aumentar a vida útil dos sapatos é de grande utilidade. Afinal não dá para renovar o guarda-roupa de três em três meses, né? Por isso, seguem algumas dicas para ajudar você a limpar os sapatos e cuidar deles com estes cuidados simples:

Regra básica

Os calçados mantêm a forma e duram por mais tempo quando recebem cuidados e limpeza regulares, por isso siga as dicas abaixo regularmente.

  • Se possível, use um par de sapatos diferente a cada dois dias.
  • Insira fôrmas no interior de sapatos de couro de boa qualidade para man­ter seu formato.
  • Seque sapatos molhados longe de fonte de calor. Encha-os com jornal ou revistas enroladas para preservar sua forma e absorver a umidade.
  • Para remover manchas de sal, faça uma mistura de porções iguais de água e vinagre, aplique em um chu­maço de algodão e esfregue no local.
  • Proteja sapatos novos com um spray à prova d’água e repita as aplicações regularmente antes de sair com o tempo ruim.

Como limpar

✓ Couro

Limpe a terra solta com uma escova firme. Aplique graxa para sa­patos com um pano de algodão limpo ou com uma escova macia. Deixe secar por 10 minutos e lustre com uma escova ou um pano limpo. Retire os cadarços antes de limpar o calçado. Se estiverem sujos, lave-os.

✓ Couro envernizado

Usando um pano limpo, lustre com pasta específica para esse tipo de material, óleo mi­neral ou vaselina. Remova riscos com uma borracha de lápis limpa.

✓ Camurça

Use uma escova de plástico ou de metal fino para limpar e esco­var a penugem. Polvilhe manchas de óleo com talco para bebê e escove.

✓ Lona

Aplique um spray próprio para remoção de manchas e esfregue à mão com detergente. Ou lave os cal­çados à máquina com toalhas para evitar que fiquem batendo.

Com essas dicas os seus sapatos irão durar muito mais tempo. Experimente e tenha sempre calçados limpos e impecáveis. Mas, se você quer se desfazer de algum, veja essas dicas de como vender roupas e sapatos na internet e ganhar um bom dinheiro.