Um churrasco bem preparado é muito mais que uma refeição deliciosa, é também um agradável momento de confraternização com os amigos e a família. Porém, as churrasqueiras necessitam de manutenção e proteção contra o clima. Uma churrasqueira com crostas, negligenciada durante um tempo, pode ficar difícil de limpar e se tornar perigosa para o preparo dos alimentos. Confira as dicas de como limpar churrasqueira adequadamente, seja a carvão ou gás, e mantenha seu equipamento em ordem:

Como limpar churrasqueira a carvão

Se sua churrasqueira a carvão está com crostas de restos de comida que você preparou, deixe-a pronta para uso esfregando-a com papel-alumínio:

Primeiro, faça uma bola de papel-alumínio e esfregue a grelha com força. Isso removerá a maior parte da sujeira. Se necessário, faça uma pasta grossa de bicarbonato de sódio e água e, com uma esponja de aço, esfregue toda a grelha. Espere 15 minutos e, então, utilize um pano limpo para retirar a pasta. Ao utilizar a churrasqueira, espere as brasas queimarem os resíduos por cerca de 15 minutos antes de começar a cozinhar.

Para previnir a formação das crostas, quando terminar, cubra a churrasqueira com papel-alumínio até que esfrie. Assim, o calor das brasas queimará grande parte dos restos de alimentos que ficaram. Antes de acender o fogo da próxima vez, amasse o papel-alumínio e use-o para esfregar os restos queimados. Mas atenção: não faça isso com grelhas a gás, já que o calor intenso pode danificar os queimadores e acendedores.

Como limpar churrasqueira a gás

Em geral, as churrasqueiras a gás têm um controle autolimpante que carboniza qualquer resíduo de alimento.

Caso seja necessário fazer uma limpeza extra, mantenha esse ajuste pelo tempo recomendado pelo fabricante e deixe as grelhas esfriarem. Tire-as e esfregue-as com uma esponja de aço. Depois, lave-as num balde com água morna e sabão. Remova os restos de comida carbonizados nas placas de metal ou briquetes por baixo das grelhas com uma escova, ou aspire-as com um aspirador. Por fim, esvazie a bandeja de gotejamento abaixo dos queimadores e lave-a com detergente.

 

Por fim, ao ver as dicas para limpeza de churrasqueiras, você reparou que produtos cotidianos podem ser usados para outros fins de forma criativa e econômica? Confira também as 13 maneiras de usar shampoo para limpeza e os usos incomuns para o bicarbonato de sódio!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!