Em um mundo com tantas opções de marcas e produtos de beleza, é fácil se sentir perdido ou achar que precisa gastar todo o cartão de crédito para alcançar o look desejado. Porém, é possível ter um kit básico de maquiagem na necessaire para todas as ocasiões sem ir à falência.

Em primeiro lugar, é preciso saber que um kit de maquiagem completo é geralmente composto pelos seguintes itens:

  • Primer
  • Base
  • Corretivo
  • Batom: pelo menos um nude e um vermelho
  • Máscara de cílios
  • Blush
  • Lápis
  • Delineador
  • Curvex
  • Pó (translúcido, compacto ou solto)
  • Pó de contorno (ou paleta de contorno)
  • Paletas de sombra
  • Gel, lápis ou paleta para sobrancelha
  • Iluminador
  • Pincéis de rosto: um de base ou uma esponja de maquiagem, um de blush, e um de iluminador
  • Pincéis de olho: um grande e “fofo” para esfumar, um menor para marcar o côncavo e um fino chanfrado (cortado na diagonal) para detalhes.

Mas, felizmente, você não precisa ter todos esses produtos: se seus cílios forem naturalmente curvados, não há necessidade de um curvex; ou, dependendo do seu gosto pessoal, você pode escolher ter apenas um lápis de olho ou um delineador, por exemplo. Da mesma forma, o batom nude pode ser substituído por um gloss labial ou um lip tint.

Ao montar seu kit, é importante ter em mente, além de suas preferências, seu estilo de vida. Assim, se você é discreta no dia a dia e raramente frequenta grandes festas, vale mais a pena comprar uma paleta de sombras neutras e uma sombra unitária com brilho para ocasiões especiais.

Confira abaixo as dicas para economizar ao montar o seu kit básico de maquiagem:

  • 1. Aproveite o que você já tem

    Você não tem um kit completo, mas talvez já tenha alguns itens em casa. Reuna tudo e analise bem o que pode ser aproveitado antes de ir às compras.

    O produto está em perfeito estado? Ótimo! Menos uma compra.

    Não está ou foi uma compra errada? Siga as dicas a seguir:

    Base ou corretivo da cor errada:

    Antigamente eram restritos para profissionais, mas, hoje em dia, os corretores de tom e subtom de maquiagem já estão disponíveis até em perfumarias populares.

    Máscara de cílios ou delineador seco:

    Existem  diluidores de maquiagem próprios para essa situação, mas você também pode usar algumas gotas de óleo vegetal.

    Batom quebrado:

    Com cuidado, aqueça rapidamente o fundo do pedaço solto com um isqueiro e, em seguida, grude o pedaço novamente na base. Passe também a chama em volta da emenda para uniformizar o batom. Depois, deixe por 30 minutos na geladeira antes de usar.

    Sombra, pó ou blush quebrados:

    Os produtos em pó do seu kit de maquiagem podem ser salvos com álcool 70%, encontrado facilmente em qualquer farmácia.

    Após pingar algumas gotas no estojo, vá quebrando os pedacinhos e misturando tudo até virar uma pasta. O importante é deixar o produto homogêneo e com a superfície lisa.

    Em seguida, pressione com papel-toalha e retire o excesso de álcool. Por fim, deixe o produto aberto em local seco por algumas horas até terminar de secar.

    ronstik/iStock
  • 2. Conheça seu tipo de pele

    Produtos que entram diretamente em contato com a pele, como base e corretivo, reagem de formas diferentes e também podem causar reações negativas em algumas pessoas.

    Por isso, é importante saber se sua pele é seca, oleosa, mista ou se tem tendência a algum tipo de complicação, como alergia, acne ou rosácea (nesses casos, uma consulta ao dermatologista pode ser necessária).

    Pessoas com pele seca precisam de produtos mais hidratantes enquanto para as de pele oleosa é recomendado usar somente maquiagem oil free e não comedogênica (ou seja, que não entope os poros).

    Se a sua pele é sensível, procure economizar em outros produtos, como os de lábios, e escolha criteriosamente a base e o corretivo. Afinal, de nada adianta economizar hoje para gastar com um tratamento caro mais adiante, certo?

    Youngoldman/iStock
  • 3. Espere a melhor oportunidade

    Promoções como “compre um blush e ganhe um lápis de olho” são comuns em grandes marcas de maquiagem e bastante úteis quando você está montando seu kit.

    Mas atenção: só aproveite caso precise de todos os itens. Comprar produtos por impulso só por estarem em promoção não é economia, ok?

    Jun/iStock
  • 4. Substitua o primer pelo hidratante do dia a dia

    Os primers podem fazer diferença no resultado final, mas também é possível fazer uma boa preparação de pele para receber a maquiagem aplicando o hidratante facial do dia a dia após lavar bem o rosto.

    Caso a sua pele seja muito seca, óleos vegetais puros podem ajudar a reforçar a hidratação e fazer a base durar mais.

     

     

    Ridofranz/iStock
  • 5. Escolha uma base versátil

    Existem diversos tipos de bases no mercado e, para economizar, além de se certificar de que a base é adequada para o seu tipo de pele, faça sua escolha considerando a versatilidade do produto.

    Procure bases de cobertura média ou alta com as quais seja possível construir camadas. Assim, você pode usar a base também como corretivo e comprar menos um produto.

    Se achar a cobertura da base escolhida “muito pesada” para o dia a dia, misture com um hidratante facial leve.

    ValuaVitaly/iStock
  • 6. Use blush e pó de contorno como sombra

    Os produtos em pó são os versáteis da necessaire e ajudam a economizar. Uma paleta de contorno, por exemplo, contém diferentes tons de marrom que podem ser usados sozinhos no olho ou servir como base para uma sombra colorida.

    heckmannoleg/iStock
  • 7. Use sombra como iluminador (e vice-versa)

    Muitas paletas têm uma sombra brilhante que serve somente para iluminar o canto interno do olho e abaixo das sobrancelhas. Então, por quê não usá-la para iluminar o rosto? Você pode comprar um pincel de iluminador, mas a aplicação também pode ser feita com o pincel de esfumar (grande e “fofo”) no centro do nariz, acima das maçãs do rosto e no arco do cupido.

    Da mesma forma, um iluminador pode eliminar a necessidade de comprar uma sombra brilhante.

    IG_Royal/iStock
  • 8. Use sombra para preencher as sobrancelhas

    Você também pode economizar usando uma sombra do tom dos seus fios em vez de comprar um produto específico para sobrancelhas. Para aplicar, use o pincel chanfrado fino contornando o desenho natural e em seguida preencha o interior.

    Esse pincel também pode ser usado para aplicar sombra rente aos cílios, imitando o efeito de lápis de olho.

    utkamandarinka/iStock
  • 9. Dica extra

    Por fim, uma dica para economizar com cílios postiços: sempre guarde os tufinhos que cortar dos cílios (que geralmente são maiores do que os nossos olhos).

    Eles podem ser colados apenas no final dos cílios naturais para criar um efeito de olhos marcantes e “levantados”, porém, sem o peso visual dos cílios postiços inteiros.

    belchonock/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!