O mofo é uma matéria orgânica formada por fungos. Ele costuma se desenvolver em ambientes úmidos, com pouca circulação de ar. Por isso, pode aparecer nas roupas que ficam muito tempo guardadas no armário ou naquelas que foram guardadas ainda um pouco úmidas.

Se há manchas causadas pelo mofo nas suas roupas, não perca as esperanças: há maneiras de se livrar delas com produtos baratos e que você já deve ter na sua casa! Veja a seguir como tirar mofo de roupa:

Confira 4 dicas para tirar mofo de roupa

como tirar mofo de roupa com produtos caseiros
Imagem: iStock/Geo-grafika

1. Use vinagre

Coloque um pouco de vinagre em um pano e esfregue na mancha. Se a peça estiver muito manchada, o ideal é deixá-la de molho em um balde com água e vinagre por 20 minutos. Após esse tempo, é só lavá-la normalmente.

2. Deixe de molho com bicarbonato de sódio

A peça está com uma mancha difícil de ser removida? Tente isto: despeje um litro de água quente em um balde e acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato. Deixe de molho por 1 hora e depois lave a peça.

3. Utilize caldo de limão

Sobre a mancha, coloque um pouco do caldo de limão e leve a peça ao sol. Deixe por 1 hora e depois lave a peça normalmente.

4. Use a mistura de água, açúcar e alvejante

Em um balde, coloque 200 ml de alvejante, 200 g de açúcar e 400 ml de água. Misture até que o açúcar dissolva completamente. Coloque a roupa no balde e deixe agir por meia hora e, após isso, lave a peça.

Como evitar mofo nas roupas

mulher limpando guarda roupa para evitar mofo
Imagem: AllaKostomarova/iStock

1. Não guarde as peças úmidas: deixe que elas sequem completamente – preferencialmente ao sol.

2. De vez em quando, deixe as portas dos armários abertas.

3. Tire as roupas do armário pelo menos uma vez ao mês e faça uma limpeza nele.

4. Limpe os armários com água e vinagre.

5. Coloque um recipiente com bicarbonato de sódio dentro do guarda-roupa e troque-o a cada 4 meses.