Faça uma busca


|
Publicado em: 14 de julho de 2019

Confira 13 dicas essenciais para cuidar da pele no inverno

Para evitar ressecamento, irritação e doenças comuns nesta época do ano, separamos 13 dicas essenciais que vão ajudar você a cuidar da pele no inverno

Imagem: Zinkevych/iStock

Baixas temperaturas, tempo seco e banhos quentes. O que pode ser uma ótima combinação para curtir o tempo mais frio, pode ser também um risco para a sua saúde. Os cuidados com a pele no inverno devem ser redobrados.

É neste período que a pele costuma ser mais “castigada” e ficar mais ressecada. Por outro lado, nos piores casos, as irritações e descamações podem evoluir para doenças comuns nesta época, como a dermatite atópica e a psoríase.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeitas ao ressecamento. Com o clima frio e seco, a pele pode apresentar um aspecto esbranquiçado, indicando a desnaturação das proteínas. Por isso, os cuidados devem ser constantes.

Como ter lábios perfeitos: dicas e receitas caseiras!

As partes do corpo que mais sofrem com o ressecamento são as áreas mais expostas, como o rosto, pescoço, colo, braços, mãos e pés. Por isso, a atenção deve ser maior nessas áreas.

Mas como cuidar da pele nos dias mais frios? E como evitar que o quadro evolua para uma doença? Essas e outras questões solucionamos com 13 dicas essenciais, que vão ajudar você a cuidar da sua pele no inverno. Confira!

Seb_ra/iStock

1 – Hidratação profunda

Para evitar o ressecamento da pele, é preciso manter a hidratação oral. Como a perda de líquidos é maior no inverno e a ingestão de água tende a ser menor, é preciso ficar atento e manter o corpo hidratado.

 


Maya23K/iStock

Chás

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Por isso, para as pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica é ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia (2 litros) entre água e chás.


Izzetugutmen/iStock

2 – Hidratantes faciais e corporais

Além da ingestão de líquidos, é muito importante usar cremes de hidratação profunda. Por isso, não deixe de passar bastante hidratante no corpo e rosto. No entanto, é preciso ter cuidado na escolha do produto, que deve ser indicado conforme o tipo de pele (normal, seca, oleosa, mista).


RobertoDavid/iStock

3 – Use água termal

Use água termal! O produto, facilmente encontrado em farmácias e mercados, vai além da beleza. Ao contrário da água mineral ou potável, a termal possui um PH neutro e alcalino, que ajuda no tratamento de irritações e inflamações da pele.

Além disso, a água termal pode amenizar os sintomas de problemas dermatológicos, como psoríase e dermatite atópica.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados