A fita isolante começou como “fita pato”. Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças militares dos Estados Unidos precisavam de uma fita flexível, durável e à prova d’água. Encomendou-se o produto a uma empresa, resultando em uma fita forte e resistente usada para quase tudo, desde vedar caixas de munição e até mesmo reparar limpadores de para-brisa de jipes. Os soldados deram à fita o apelido de “fita pato”, porque era à prova d’água como a penugem da ave.

Depois da guerra, a fita foi muito utilizada para unir dutos de ar-condicionado e passou a ser conhecida como “fita isolante”. Atualmente a fita continua a ter muitas utilidades, confira:

Faça uma bainha provisória em calças

Achou uma calça fantástica, mas comprida demais? Se estiver sem tempo para uma bainha definitiva, faça uma bainha provisória com fita isolante, e ela vai durar algumas lavagens.

Livre-se de insetos incômodos

Você se hospedou perto de um lago e está pronto para começar as férias? Tudo estaria perfeito, se os insetos não fossem parte do pacote. Pegue o rolo de fita isolante, corte tiras de cerca de 1 m e dependure-as nos caibros do telhado como se fossem papel pega-mosca. Você vai se livrar dos insetos sem demora, podendo retirar as tiras de fita para jogá-las no lixo.

Conserte a mangueira do aspirador de pó

A mangueira ressecada do aspirador de pó lascou e está vazando? Isso não significa que o aparelho chegou ao fim. Conserte a mangueira avariada com fita isolante. O aspirador de pó vai durar enquanto o motor funcionar.

Reforce a encadernação dos livros

A fita isolante é o material perfeito para reforçar a encadernação avariada de um livro. Escolha uma cor conveniente, passe a fita no dorso do livro na direção do comprimento e corte tiras menores para colar perpendicularmente, caso precise de reforço extra.

Conserte a mangueira do automóvel

Com fita isolante é possível fazer um conserto provisório confiável para as mangueiras de água rompidas do automóvel até ir à oficina. Mas não demore! A fita isolante só suporta temperaturas até 93°C. E não use fita isolante para consertar vazamentos na tubulação de combustível, pois a gasolina dissolve o adesivo.

Remende o buraco no revestimento externo

Um galho de árvore arrancado pela tempestade, pedras de granizo ou mesmo uma bola de futebol são capazes de rasgar o revestimento externo de vinil.

Emende os rasgões no revestimento de vinil com fita isolante. Escolha uma cor que combine com o revestimento e faça o remendo quando a superfície estiver seca. Alise o remendo com a mão ou com um rolo. O remendo é capaz de durar, no mínimo, uma ou duas estações.

Improvise uma telha de madeira

Caso tenha perdido uma das telhas de madeira, improvise outra para substituí-la envolvendo com tiras de fita isolante um pedaço de compensado de 6 mm cortado no tamanho apropriado. Encaixe a telha improvisada no lugar, para fechar o espaço aberto e evitar que a chuva penetre dentro de casa até o telhado ser consertado definitivamente.

Substitua as tiras da espreguiçadeira

Descobriu que as tiras da espreguiçadeira estragaram? Não jogue a cadeira fora. A fita isolante, na cor de sua escolha, substitui muito bem as tiras. Corte tiras com duas vezes o comprimento necessário. Em seguida, dobre e cole os lados adesivos, de modo a deixar a fita com dois lados sem cola. Depois, substitua as tiras da espreguiçadeira.

Conserte a vidraça quebrada

Antes de remover a vidraça quebrada da janela, faça um “X” com fita isolante na janela para que os pedaços de vidro fiquem unidos na hora de remover a vidraça, evitando que caiam cacos que possam ferir você.

Conserte a lixeira

As laterais das lixeiras grandes de plástico racham com certa frequência. Não jogue a lixeira fora, junto com o lixo. Conserte a rachadura com fita isolante, que é resistente o bastante para aguentar o tranco, além de ser fácil de manipular em superfícies curvas ou acidentadas. Passe a fita sobre a área afetada, tanto por dentro como por fora.

Remende a tela

Os insetos descobriram um buraco na tela da janela ou da porta? Até fazer um reparo definitivo, impeça sua entrada cobrindo o buraco com fita isolante.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!