A fita adesiva foi eternizada pela missão espacial Apollo 13. Com a ajuda dos engenheiros em terra, os astronautas criaram a solução para uma emergência com o que havia dentro do foguete; inclusive a fita adesiva, salvando a tripulação. Conselho depois desse acontecimento: tenha sempre à mão a fita adesiva. Em casa, a fita mágica ajuda você em pequenas e grandes tarefas. Veja nos slides a seguir.

Veja também como economizar com produtos de limpeza.

  • 1. Cate os cacos de vidro com segurança

    Por que correr o risco de se cortar catando pedaços de vidro quebrado no chão da cozinha? Basta esticar bem um longo pedaço de fita adesiva grossa e transparente e usá-lo para catar todos os cacos.

     

    the-lightwriter/iStock
  • 2. Crie uma zona de exclusão aérea

    Crie seus próprios mecanismos de combate a insetos sem substâncias tóxicas ou poluentes. Cubra cilindros de papel higiênico ou de toalha de papel com fita adesiva transparente – o lado adesivo para fora – e pendure-os na cozinha ou onde mais for necessário.

    Saiba como agir em caso de picadas de inseto.

    aquatarkus/iStock
  • 3. Evite o derramamento de sal e pimenta

    Alguns saleiros e porta-pimentas, sobretudo os de cerâmica, são enchidos através de um buraco no fundo. Antes de encher um desses potes, cubra os orifícios com fita adesiva. Dessa forma, você não desperdiçará o conteúdo quando virar o pote de cabeça para baixo para enchê-lo. Além disso, lembre-se de cobrir os orifícios quando estiver de mudança para uma casa nova ou apenas transportando os potes para uma refeição ao ar livre.

    MileA/iStock
  • 4. Libere as mãos no mercado

    Da próxima vez que for comprar comida, leve um rolo de fita adesiva com você e use-a para afixar a lista de compras no carrinho. Isso vai liberar suas mãos e evitar a perda da lista.

    Conheça 12 motivos para comprar produtos locais e econimizar.

    cyano66/iStock
  • 5. Encaixe as velas com perfeição

    Não deixe que as velas frouxas estraguem o clima romântico ou provoquem um incêndio no próximo jantar à luz de velas. Se elas não se encaixarem no castiçal, enrole fita adesiva em volta das extremidades da base até ajustá-las.

    Veja também dicas de última hora para o Dia dos Namorados.

    Photo_Concepts/iStock
  • 6. Mantenha as pilhas extras à mão

    Você não se atrasará tanto se lembrar de prender as pilhas extras com fita adesiva atrás do relógio de parede. Quando o relógio parar e estiver na hora de trocar as pilhas, elas estarão bem à mão.

    tenglong guo/iStock
  • 7. Codifique suas chaves

    Você está sempre tateando para encontrar a chave certa quando chega em casa no escuro? Basta enrolar um pouco de fita adesiva na parte superior da chave de casa, e você poderá reconhecer a chave pelo tato. Ou então, se tiver várias chaves iguais que você não consegue distinguir, codifique-as usando fitas adesivas coloridas.

    smartstock/iStock
  • 8. Evite que as joias enrolem

    Para impedir que as correntes finas enrolem quando você viajar, cubra os dois lados de cada corrente com fita adesiva transparente. Você também poderá usar a fita para manter unido o par de brincos.

    princigalli/iStock
  • 9. Contenha o avanço de gordura no papel

    Você pode nunca conseguir remover as manchas de gordura em livros e papéis importantes, mas pode impedi-las de se espalhar com a ajuda de uma fita adesiva transparente. Cole a fita nos dois lados da mancha para impedi-la de avançar para outras páginas ou papéis.

    simplytheyu/iStock
  • 10. Encontre seu negativo favorito

    Sabe aquela foto antiga? Antes de emoldurar sua fotografia preferida, cole o negativo no verso da foto com fita adesiva. Se um dia você quiser fazer cópias da foto, não precisará examinar pilhas de negativos antigos para encontrar o certo.

    jacoblund/iStock
  • 11. Impeça o gato de arranhar

    Não deixe que gatos e filhotinhos travessos arranhem seus móveis! Espalhe pimenta-malagueta moída numa tira de fita adesiva e cole-a nas áreas que os bichanos não devem arranhar. Eles odeiam o cheiro e entenderão rapidamente a mensagem.

    smrm1977/iStock
  • 12. Mantenha as flores eretas no jarro

    Para que as flores cortadas não inclinem no jarro, cole vários pedaços de fita adesiva atravessados na abertura do jarro, deixando espaços onde entrarão as flores, que conservarão uma aparência viva e fresca por mais alguns dias.

    Svetl/iStock
  • 13. Facilite a costura

    Deixe a fita adesiva transparente simplificar sua costura: use-a para prender um zíper no lugar quando estiver fazendo uma roupa (você pode costurar sobre a fita adesiva e removê-la quando acabar). Mantenha identificações, remendos ou etiquetas no lugar ao costurá-los em camisas, uniformes ou bonés. Cole colchetes e botões de pressão nas roupas com fita adesiva ao costurá-los, para que não deslizem. Basta puxar a fita quando acabar. Cole um molde no tecido com a fita; ao cortar o molde, você terá uma borda reforçada.

    Dombili/iStock
  • 14. Marque a ponta do carretel de linha

    Acabe com as demoradas e frustrantes buscas pelas pontas soltas do carretel de linha. Basta colar as pontas numa das extremidades do carretel quando acabar de costurar, e elas estarão ali prontas para sua próxima costura.

    Artem Makovskyi/iStock
  • 15. Remova o batom da seda

    Por que pagar caro na lavanderia para remover a mancha de batom do lenço ou vestido de seda quando você pode fazer isso de graça? Basta colocar um pedaço de fita adesiva transparente (ou fita-crepe) sobre a mancha e puxá-la. Se você ainda notar vestígios da cor do batom, espalhe um pouco de talco ou giz e esfregue até o pó e o batom remanescente desaparecerem.

    Saiba como remover manchas de batom e base das roupas.

    IrenaStar/iStock
  • 16. Limpe sua lixa de unhas

    Limpe uma lixa de unhas de forma rápida e eficaz. Basta colocar um pedaço de fita adesiva transparente sobre ela, pressionar e puxar. A fita recolherá todas as impurezas incrustadas na superfície da lima.

    Descubra o que é mito ou verdade sobre cabelos e unhas.

    Ralf Geithe/iStock
  • 17. Recomponha um caule de planta

    Use fita adesiva transparente para dar sustentação a um caule de planta partido. Basta enrolar o caule com a fita na área afetada e deixá-la no local até o caule se recompor. A planta com a fita continuará a crescer desde que a umidade possa continuar a circular pelo caule.

    Akchamczuk/iStock
  • 18. Evite que pregos danifiquem a parede

    Antes de introduzir um prego na parede, coloque um pedaço de fita adesiva sobre o local. Isso vai evitar que a tinta descasque se você precisar remover o prego, além de impedir rachaduras no reboco.

    EVELYN SAMPAIO/iStock
  • 19. Mantenha os parafusos à mão

    Ao fazer reparos domésticos, coloque os parafusos e porcas diretamente sobre um pedaço de fita adesiva transparente, para que não saiam rolando e se percam. Cole uma fita adesiva dupla face sobre a bancada e use-a para manter parafusos e similares no lugar enquanto você trabalha.

    Pongasn68/iStock
  • 20. Crie sinalizadores para uma emergência no trânsito

    Você ficará muito mais seguro quando seu carro quebrar à noite se tiver sinalizadores de segurança à mão para alertar os motoristas que se aproximarem. Você pode criar seus próprios sinalizadores em casa: basta colar tiras de fita adesiva fosforescente em algumas latas de mantimentos antigas. Guarde-as no porta-malas para uso em caso de emergência.

    Amorphis/iStock
  • 21. Marque degraus escuros

    Pare de tropeçar nos degraus mal iluminados do porão ou do quintal. É só aplicar uma fita adesiva fosforescente nas quinas dos degraus para você e suas visitas saberem exatamente onde estão pisando.

    ibigfish/iStock
  • 22. Torne os animais de estimação visíveis à noite

    Não deixe seu amado bichinho de estimação ser atropelado por um carro durante a noite. Cole fita adesiva fosforescente na coleira do Rex para que os motoristas possam vê-lo imediatamente no escuro.

    bluegame/iStock
  • 23. Prenda o babador do bebê

    Para que as colheradas de comida não entrem por baixo do babador, cole as pontas do babador na roupa do bebê com fita adesiva.

    monkeybusinessimages/iStock
  • 24. Deixe as crianças mais protegidas

    Se você levar um bebê ou uma criança pequena para visitar uma casa que não está preparada para receber crianças, leve também um rolo de fita adesiva. Use-a para cobrir tomadas elétricas como uma medida de segurança temporária. Embora isso não confira uma grande proteção, pelo menos dará a você um tempo a mais para retirar a criança de uma situação potencialmente perigosa.

    Halfpoint/iStock
  • 25. Crie desenhos multicoloridos

    Use fita adesiva para juntar alguns lápis de cor ou canetas hidrocor de cores diferentes e dê às crianças para que façam desenhos multicoloridos. Tenha cuidado apenas para não usar muitos e as crianças perderem o controle dos desenhos.

    xamtiw/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!