Seja para temperar carnes e saladas ou fazer suco, o limão está presente em boa parte das casas brasileiras. Mas você sabia que ele também é um ótimo “quebra-galho”? Descubra a seguir como ele pode ser usado para diversos fins como limpeza, remoção de manchas, receitas de beleza e até mesmo para a brincadeira das crianças.

Mas primeiro uma curiosidade sobre a fruta: o limão é azedo graças ao alto teor de ácido cítrico. Mesmo assim, marinheiros chupam limões ricos em vitamina C há centenas de anos para evitar o escorbuto. Até hoje a marinha britânica exige que os navios levem um carregamento suficiente de limão para que cada tripulante possa ter uma cota diária de 30 ml de suco.

  • 1. Prepare um desodorizador de ambientes

    Prepare o seu próprio desodorizador de ambientes, que também funciona como um umificador para os dias mais secos. Se tiver um fogão a lenha, ponha uma panela ou tigela de ferro fundido esmaltado no fogo, encha-a com água e acrescente casca de limão (e/ou de laranja), paus de canela, cravos e casca de maçã. Não tem fogão a lenha? Use o fogão comum, deixe a água ferver e cozinhe em fogo baixo.

    amnachphoto\iStock
  • 2. Elimine odores da geladeira

    Esprema um pouco de limão numa bolinha de algodão ou numa esponja e deixe na geladeira por algumas horas. Certifique-se de que descartou todos os itens que possam estar provocando o mau-cheiro.

    id-art\iStock
  • 3. Faça o alumínio brilhar

    Para as panelas brilharem, por dentro e por fora, esfregue nelas a metade de um limão-siciliano e dê polimento com um pano macio.

    KatarzynaBialasiewicz\iStock
  • 4. Tire manchas difíceis do mármore

    Provavelmente você considera o mármore uma pedra, porém, trata-se de cálcio petrificado. Isso explica por que é tão poroso e se quebra e mancha com facilidade.

    Essas manchas podem ser difíceis de remover, mas aqui temos um método simples que deve resolver o problema: corte um limão-siciliano ao meio, mergulhe a polpa exposta em um pouco de sal de cozinha e esfregue-a vigorosamente sobre a mancha. É surpreendente como funciona!

    tomap49\iStock
  • 5. Elimine o odor da lareira

    Não existe nada mais aconchegante numa noite fria de inverno que o calor do fogo na lareira – a menos que o cheiro não seja bom. Na próxima vez que o fogo trouxer um cheiro desagradável ao ambiente, tente jogar alguns pedaços de casca de limão nas chamas. Ou, como medida preventiva, queime um pouco de casca de limão com a lenha.

    LARISA DUKA\iStock
  • 6. Neutralize o cheiro da caixa de areia

    Não é preciso usar um spray para neutralizar o odor desagradável da caixa de areia do gato ou o do banheiro. Corte alguns limões ao meio e coloque-os, com o lado cortado para cima, sobre um prato no cômodo em questão. Logo, logo o ambiente terá um refrescante odor cítrico.

    Axel Bueckert\iStock
  • 7. Desodorize o umidificador

    Quando o umidificador começar a adquirir um cheiro estranho, desodorize-o com facilidade: ponha 3 ou 4 colheres de chá de suco de limão na água. Isso não apenas eliminará o odor como o substituirá por uma fragrância refrescante de limão. Repita a operação a cada duas semanas para evitar que o cheiro desagradável retorne.

    Sebastian Gorczowski\iStock
  • 8. Tire as manchas de metais

    Diga adeus às peças escurecidas de bronze, cobre ou aço inoxidável. Prepare uma pasta de suco de limão-siciliano e sal (ou substitua o sal por bicarbonato de sódio) e cubra a área afetada. Deixe agir por 5 minutos. Depois lave em água morna, enxágue e seque dando polimento.

    Use a mesma mistura para limpar pias metálicas de cozinha. Aplique a pasta, esfregue delicadamente e lave.

    Indysystem\iStock
  • 9. Dê brilho às torneiras cromadas

    Livre-se de depósitos minerais e dê polimento a torneiras e outras peças de cromo escurecidas. Basta esfregar a casca de limão no cromo e apreciar o brilho! Enxágue bem e seque com um pano macio.

    Elenathewise\iStock
  • 10. Evite que a batata escureça

    Batata e couve-flor tendem a escurecer quando fervem, especialmente quando há convidados para o jantar. Para ter certeza de que os legumes claros continuarão claros, esprema uma colher de chá de suco fresco de limão-siciliano na água do cozimento.

    kiboka\iStock
  • 11. Desgrude o arroz

    Para evitar que o arroz grude, acrescente uma colherada de suco de limão-siciliano à água fervente durante o cozimento. Quando o arroz estiver cozido, deixe-o esfriar por alguns minutos e afofe com um garfo antes de servir.

    ribeirorocha\iStock
  • 12. Limpe tábuas de cozinha

    Não é de se admirar que a tábua de cozinha tenha um cheiro ruim! Afinal de contas, é usada para picar cebola, amassar alho, cortar carne e frango crus e cozidos, bem como para preparar peixe. Para livrar-se do cheiro e ajudar a limpar a tábua, esfregue-a com a metade de um limão ou lave-a em suco puro, sem diluir.

    karandaev\iStock
  • 13. Mantenha a cor do guacamole

    Depois de passar o dia inteiro preparando guacamole para uma grande festa, você não quer que ele escureça na superfície antes de os convidados chegarem. A solução: salpique uma quantidade generosa de suco fresco de limão por cima e ele vai permanecer fresco e verde. O sabor do suco de limão é um complemento natural para o abacate do guacamole.
    Você pode preparar a salada de frutas com horas de antecedência também: esprema um pouco de suco de limão sobre as fatias de maçã e elas permanecerão bem branquinhas.

    AlexPro9500\iStock
  • 14. Deixe a folha de alface fresca novamente

    Não jogue fora a folha de alface murcha. Com um pouco de suco de limão, você pode usá-la na salada. Ponha o suco de meio limão numa tigela com água fria. Depois, ponha a alface murcha na água e leve à geladeira por 1 hora. Seque bem as folhas antes de usá-las em saladas ou sanduíches.

    EzumeImages\iStock
  • 15. Brinque com as crianças

    As crianças adoram enviar e receber mensagens secretas, e quer maneira melhor do que escrevê-las usando tinta invisível?
    Tudo o que precisam é de suco de limão-siciliano para usar como tinta, um cotonete para escrever e uma folha de papel branco. Quando a tinta secar e as crianças estiverem prontas para ler a mensagem invisível, faça com que segurem o papel contra a luz de uma lâmpada. O calor tornará bege a parte escrita, possibilitando a leitura da mensagem. Tome cuidado para que não aqueçam demais o papel, pois ele pode queimar.

    Tabatha Del Fabbro Lead Images\iStock
  • 16. Afaste os insetos da cozinha

    Não é preciso usar inseticida ou armadilhas para se livrar das formigas. Faça um tratamento com limão. Primeiro, esprema um pouco de suco de limão na soleira das portas e nos peitoris das janelas. Depois, ponha o suco em todos os buracos e rachaduras para onde se dirigem as formigas. Por fim, espalhe algumas pequenas fatias de casca de limão em volta da porta de entrada. As formigas entenderão a mensagem de que não são bem-vindas.

    Os limões também funcionam contra baratas e pulgas: junte o suco de 4 limões (com a casca) e 2 litros de água, e lave o chão com essa mistura; em seguida, observe as pulgas e baratas fugirem. Elas odeiam o cheiro.

    Boyloso\iStock
  • 17. Limpe o micro-ondas

    O interior do seu micro-ondas está cheio de pedaços endurecidos de alimentos? Você pode fazer uma boa limpeza sem se cansar e sem arranhar a superfície com produtos de limpeza pesada. Misture 3 colheres de sopa de suco de limão-siciliano a 1 1⁄2 xícara de água em um recipiente que possa ser levado ao micro-ondas. Ligue o forno na potência alta por 5 a 10 minutos, permitindo que o vapor condense nas paredes internas e no teto do forno. Depois, limpe o alimento amolecido com um pano de prato.

    AndreyPopov\iStock
  • 18. Desodorize o triturador

    Se o triturador estiver deixando sua pia com um odor desagradável, aqui está uma maneira fácil de desodorizá-la: guarde sobras de casca de limão e laranja e jogue-as no triturador. Para manter um cheiro agradável, repita a operação todo mês.

    Thanaphong Araveeporn\iStock
  • 19. Use para alvejar tecidos delicados

    A água sanitária comum pode fazer com que o ferro contido na água se precipite para o tecido, deixando manchas. Para que um alvejante não provoque manchas, deixe as roupas delicadas de molho numa mistura de suco de limão-siciliano e bicarbonato de sódio por pelo menos 1 hora antes de lavar.

    artursfoto\iStock
  • 20. Remova as manchas das axilas nas camisas

    Você pode remover as feias manchas embaixo dos braços de camisas e blusas simplesmente esfregando-as com uma mistura de partes iguais de suco de limão-siciliano (ou vinagre branco) e água.

    Staras\iStock
  • 21. Aumente a potência do sabão em pó

    Para remover ferrugem e outras manchas de camisetas, calcinhas e cuecas de algodão, ponha 1 xícara de suco de limão-siciliano na máquina de lavar durante o ciclo de lavagem. A ação alvejante natural do suco tira as manchas e deixa um cheiro refrescante nas roupas.

    Antonio_Diaz\iStock
  • 22. Tire o mofo de roupas e assessórios

    Você tira do armário aquelas roupas guardadas há algum tempo e descobre que algumas peças estão com manchas de mofo. Para livrar-se do mofo das roupas, prepare uma pasta de suco de limão-siciliano e sal e esfregue-a na área afetada, depois deixe as roupas secarem ao sol. Repita o processo até a mancha sumir. Também funciona bem com manchas de ferrugem nas roupas.

    Norasit Kaewsai\iStock
  • 23. Branqueie roupas

    Diluído ou puro, o suco de limão-siciliano é um alvejante de tecidos seguro e eficaz quando misturado à água da lavagem. As roupas também ficam com um cheirinho refrescante de limão.

    artursfoto\iStock
  • 24. Clareie manchas de idade

    Antes de comprar cremes caríssimos para clarear manchas indesejáveis, experimente o seguinte: aplique suco de limão-siciliano diretamente na área com um cotonete, deixe descansar por 15 minutos, depois enxágue bem a pele. O suco de limão é um agente clareador da pele eficaz. Mas cuidado: limão na pele e exposição ao sol podem resultar em queimaduras graves!

    Denisfilm\iStock
  • 25. Limpe e clareie as unhas

    Cuide das unhas sem auxílio da manicure. Adicione o suco de 1⁄2 limão-siciliano a 1 xícara de água morna e deixe os dedos imersos na mistura por 5 minutos. Depois de empurrar as cutículas, esfregue um pouco da casca de limão nas unhas.

    artursfoto\iStock
  • 26. Refresque o hálito

    Faça um bochecho improvisado usando suco de limão. Depois de bochechar o suco, engula-o para prolongar a sensação refrescante na boca. O ácido cítrico do suco altera o pH da boca, matando as bactérias que causam mau hálito. Depois de alguns minutos, faça um bochecho com água para retirar o suco, pois a exposição prolongada ao ácido do limão pode danificar o esmalte dos dentes.

    Tharakornv\iStock
  • 27. Elimine a caspa

    Se sua cabeça estiver coçando por causa da caspa, o alívio pode estar na geladeira. Faça uma massagem no couro cabeludo com 2 colheres de sopa de suco de limão-siciliano e enxágue com água. Depois, misture 1 colher de chá de suco de limão em 1 xícara de água e lave o cabelo com essa solução. Repita o procedimento diariamente até a caspa desaparecer. Você estará livre da coceira na cabeça, e os cabelos ficarão com cheirinho de limão.

    InspirationGP\iStock
  • 28. Transforme o limão numa bateria com seus filhos!

    Ela não vai dar partida no carro, mas vocês vão sentir a corrente elétrica na língua. Role o limão contra uma superfície lisa para “ativar” o suco. Depois faça dois pequenos cortes com cerca de 1,25 cm de distância entre eles. Coloque uma moeda de cobre em um dos cortes e uma moeda de prata no outro. Depois, encoste a ponta da língua nas duas moedas ao mesmo tempo. Você vai sentir um toque de eletricidade.

    Veja como funciona: o ácido do limão reage de forma diferente com cada um dos tipos de metal. Uma moeda contém cargas elétricas positivas, e a outra, negativas. As cargas elétricas criam uma corrente. A língua conduz as cargas, provocando a corrente de uma pequena quantidade de eletricidade.

    Dan Totilca\iStock
  • 29. Amacie cotovelos ressecados

    É bastante desagradável ter cotovelos ressecados e irritados. Eles ficarão bem melhor depois de algumas sessões do seguinte tratamento: misture bicarbonato de sódio e suco de limão-siciliano até obter uma pasta abrasiva. Depois esfregue a pasta no cotovelo para aliviar, amaciar e esfoliar a pele.

    RyanKing999\iStock
  • 30. Desinfete cortes e arranhões

    Estanque o sangramento e desinfete pequenos cortes e arranhões. Aplique algumas gotas de suco de limão diretamente sobre o corte ou use um pouco de algodão, segurando-o firmemente sobre o local por um minuto.

    p_saranya\iStock
  • 31. Alivie a urticária

    Você não precisa tomar um banho de loção antialérgica da próxima vez que entrar em contato com plantas irritantes. Aplique uma forte solução de limão-siciliano com água diretamente na área afetada para aliviar a coceira e diminuir a irritação.

    RyanKing999\iStock
  • 32. Dê um trato a mãos ásperas e pés doloridos

    Não é preciso muito trabalho para cuidar das extremidades. Se tiver mãos ásperas ou pés doloridos, lave-os com uma solução de partes iguais de suco de limão e água, depois massageie com azeite de oliva e seque com um pano macio.

    ruletka\iStock
  • 33. Remova verrugas

    Você tentou inúmeros procedimentos para livrar-se das verrugas e nada parece funcionar. Da próxima vez, tente o seguinte: aplique um pouco de suco de limão-siciliano diretamente sobre a verruga, com um cotonete. Repita a operação por vários dias até a acidez do suco de limão consumir a verruga por completo.

    Astrid860\iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!