A deficiência de vitamina D, atualmente, é mais comum do que se pensa, e isso é preocupante. Ela ajuda a prevenir hipertensão arterial e diminui a inflamação – protegendo as células que revestem os vasos sanguíneos. Além disso, mantém a flexibilidade dos vasos sanguíneos, entre muitos outros benefícios. Inclusive, pesquisadores afirmam que os baixos níveis de vitamina D fazem com que o coração trabalhe mais. Isso pode explicar por que níveis adequados de vitamina protegem contra doenças cardiovasculares. Uma grande quantidade de estudos recentes indicou outras características protetoras, como por exemplo, evitam a insuficiência cardíaca congestiva.

Como usar

Apesar da recomendação atual ser de 400 unidades internacionais (UI) para pessoas entre 51 e 70 anos e 600 UI para aquelas acima dos 71 anos, muitos pesquisadores indicam doses entre 1.000 UI e 4.000 UI por dia. Os médicos, às vezes, prescrevem suplementos especiais de vitamina D contendo doses de 50.000 UI, geralmente para pacientes idosos. Veja outras maneiras de obter vitamina D no seu dia a dia.

Precauções

Esteroides como a prednisona podem prejudicar o modo como seu corpo usa a vitamina D. Então, se você estiver em uma terapia de longo prazo com esteroides, peça ao médico para checar seus níveis de vitamina D regularmente. Outras drogas, incluindo o orlistate (tomado para a perda de peso), e o fenobarbital e a fenitoína, que controlam ataques epiléticos, interferem na absorção dessa vitamina.

Como comprar

Procure suplementos de vitamina D na forma de vitamina D3. Esta é três vezes mais efetiva em elevar os níveis dessa vitamina do que suplementos que contém a forma D2.

Leite e ovos fornecem vitamina D, mas a melhor fonte é a chamada “vitamina do sol” – ficar sob o sol da manhã (antes das 10h). Cereais enriquecidos, margarina, leites de soja e arroz também podem auxiliar.

Não deixe de consumir vitamina D! Além de fazer bem para a saúde do coração, ela reflete no seu bem-estar e no funcionamento de todo o seu organismo. Aproveite para testar seus conhecimentos sobre as vitaminas e descobrir novas informações sobre elas.