A deficiência de vitamina D, atualmente, é mais comum do que se pensa, e isso é preocupante. A vitamina D ajuda a prevenir hipertensão arterial, diminui a inflamação (protegendo as células que revestem os vasos sanguíneos) e mantém a flexibilidade dos vasos sanguíneos, entre muitos outros benefícios. Pesquisadores afirmam que, além disso, os baixos níveis de vitamina D fazem com que o coração trabalhe mais. Isso pode explicar por que níveis adequados de vitamina protegem contra doenças cardiovasculares. Uma grande quantidade de estudos recentes indicou outras características protetoras da vitamina D, como por exemplo, evitam a insuficiência cardíaca congestiva.

Como usar a Vitamina D

Apesar da recomendação atual ser de 400 unidades internacionais (UI) para pessoas entre 51 e 70 anos e 600 UI para aquelas acima dos 71 anos, muitos pesquisadores indicam doses entre 1.000 UI e 4.000 UI por dia. Os médicos, às vezes, prescrevem suplementos especiais de vitamina D contendo doses de 50.000 UI, geralmente para pacientes idosos. Veja outras maneiras de obter vitamina D no seu dia a dia.

Precauções

Esteroides como a prednisona podem prejudicar p modo como seu corpo usa a vitamina D; então, se você estiver em uma terapia de longo prazo com esteroides, peça ao médico para checar seus níveis de vitamina D regularmente. Outras drogas, incluindo o orlistate (tomado para a perda de peso), e o fenobarbital e a fenitoína, que controlam ataques epiléticos, interferem na absorção dessa vitamina.

Como comprar

Procure suplementos de vitamina D na forma de vitamina D3, que é três vezes mais efetiva em elevar os níveis dessa vitamina do que suplementos que contém a forma D2.

Leite e ovos fornecem vitamina D, mas a melhor fonte é a chamada “vitamina do sol” – ficar sob o sol da manhã (antes das 10h). Cereais enriquecidos, margarina, leites de soja e arroz também podem auxiliar.

Não deixe de consumir vitamina D, além de fazer bem para a saúde do coração, reflete no seu bem-estar e no funcionamento de todo o seu organismo. Aproveite para testar seus conhecimentos sobre as vitaminas e descobrir novas informações sobre elas.

Para conhecer outros benefícios que os suplementos podem trazer para o coração e para saber como deixá-lo como novo, com uma alimentação balanceada e o auxílio de exercícios, conheça o livro A dieta milagrosa do coração saudável. Seu coração agradece!