É inspirador ver aquelas fotos de “antes e depois” de um cômodo monótono que foi transformado em um ambiente deslumbrante com a mudança das cores. Decoradores que conseguem essa mágica são considerados criativos (Veja também 3 dicas para economizar na decoração. Muitos realmente possuem uma bossa especial, mas normalmente, esse talento é na verdade resultado de anos de estudo, pesquisas e muito trabalho – e com a aprendizagem das regras fundamentais do bom design. Existe método nessa mágica – e é aí que você entra. Não é preciso se matricular num curso de decoração. Basta seguir alguns truques básicos:

1. Para “esticar o pé-direito”

Já notou que os casarões tradicionais e chiques têm pé-direito alto? É fácil deixar os cômodos mais altos com uma ilusão de ótica! Para obter este efeito você pode costurar uma tira de tecido contrastante, mais escura, nas laterais das cortinas ou persianas. Se por exemplo suas cortinas são na cor bege, acrescente uma listra cor de chocolate; se forem lilás, você pode usar a cor vinho. O teto parecerá bem mais alto!

2. Um toque de elegância

Um “detalhe arquitetônico” pode fazer toda a diferença! Para dar um toque de elegância a um cômodo sem atrativo, você pode incrementá-lo com alguns detalhes: fazer uma moldura na junção da parede com o teto com uma sanca ou colocar uma rosa decorativa em gesso no centro do teto, onde poderá entrar um lindo lustre. Para o destaque ficar completo esses acréscimos – e as portas – devem ter tons contrastantes: um tom um pouco mais escuro ou mais claro do que o das paredes.

3. Contrastar para destacar

Usar um tom mais escuro nos rodapés, nas molduras das portas e janelas brancas também destaca o ambiente.

4. Realce nas cores

Se você tiver qualquer tipo de porta de vidro que leve a um pátio, varanda ou jardim vistosos, pode pintar a moldura ou parte da madeira de uma cor escura. Isso atrairá os olhos para o exterior da porta de vidro. Então, tenha certeza de que há, de fato, algo que valha a pena ser olhado lá fora: um jardim florido, uma linda piscina, ou vasos de plantas bem grandes com arbustos imponentes funcionarão. Tenha vários e, à medida que cada um florescer ou as folhas adquirirem coloração mais vibrante, coloque-os numa posição de maior destaque, mais perto do vidro.

Descubra como você pode decorar sua casa gastando pouco.