O primeiro passo para se ter cabelos saudáveis, fortes e com brilho é uma alimentação equilibrada. Os cuidados com o cabelo têm de começar de dentro para fora. Pois de nada adiantam cremes, máscaras de tratamento, complexos vitamínicos e cápsulas destinadas ao fortalecimento dos cabelos, se a base de tudo – o nosso organismo – não estiver saudável.

Por Renata Klar

  • 1 – Alimentação adequada

    Uma boa alimentação para a saúde dos cabelos e, de modo geral, do restante do corpo, engloba legumes, verduras, frutas, queijos e outros laticínios magros, carne bovina, de porco, frango, peixes, bem como proteínas vegetais (grão de bico, feijão, lentilha, etc).

  • Além, é claro, da “gordura boa”, aquela vinda de alimentos como abacate, salmão, azeite de oliva, entre outros.

    Não corte a gordura! Confira o quanto consumir em cada idade

  • 2 – Invista em cortes regulares

    Uma vez equilibrada a alimentação, cortes regulares do cabelo com um bom profissional também vão ajudar a fortalecê-lo. Se você quiser optar por um corte moderno, confira 30 modelos de corte de cabelo curto para arrasar!

     

  • E, se você tinge o cabelo, o uso de produtos para coloração de marcas certificadas garantem que ele será agredido na menor proporção possível.

    Queda de cabelo genética: como amenizar o problema

     

  • O couro cabeludo também é muito importante nesse processo. Escová-lo ou massageá-lo todos os dias é essencial para auxiliar a vascularização da área e manter os cabelos com vida, brilho e movimento.

  • 3 – Faça hidratações semanais

    Aliado a isso, também ajudam hidratações semanais com cremes específicos para o seu tipo de cabelo (hoje há máscaras capilares de todos os preços), ingestão de complexos vitamínicos (atualmente o mercado disponibiliza uma infinidade deles, muitos específicos para auxiliar no fortalecimento dos cabelos).

    5 truques de hidratação e cuidados com a pele

  • 4 – Sem vergonha de usar chapéu

    Não podemos nos esquecer, também, de proteger as madeixas dos danos provocados pelo meio ambiente. Sol, vento e poluição agridem demais os fios, então não dá para descuidar. Pode parecer bonito, mas o clareamento do cabelo pelo sol é um efeito danoso.

  • Segundo os especialistas, o protetor solar mais eficaz para o cabelo ainda é o chapéu. Por isso, ao se expor ao sol, não deixe de usar chapéu ou boné. Se for daqueles com proteção UVA/UVB, melhor ainda.

  • É claro que, se apesar de todos esses cuidados, seu cabelo ainda apresentar queda, dificuldade de crescimento ou falta de força e brilho, é imprescindível procurar o clínico geral ou o dermatologista. Só o médico pode prescrever o melhor tratamento para os seus cabelos.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!