A batata é de fácil cultivo. Há dezenas de variedades, e ainda tem a vantagem de ajudar a manter o quintal livre de ervas daninhas. Batatas podem amadurecer em diferentes épocas do ano e resistir a doenças e pestes. Assim, é fácil apreciar batatas plantadas em casa praticamente o ano inteiro. Você poderá prepará-la de várias maneiras e agradar toda a família.

No frio

No fim do inverno, coloque as pontas das sementes de batata em caixas de cartolina ou bandejas de tabuinhas. Deixe em lugar frio e claro por cerca de seis semanas até apontarem brotos curtos e fortes.

Plantio

Cave trincheiras com cerca de 10 cm de profundidade e 45-60 cm de distância, em solo bem escavado e composto. Limpe esfregando todos, exceto dois ou três brotos mais fortes, e plante os mais altos ao longo das trincheiras com 25-30 cm de intervalo.

Cobrindo de terra

Use um ancinho para puxar o solo sobre a fileira num sulco. Continue a cobrir de terra quando as folhas aparecem e enquanto a ramagem cresce. Cubra quaisquer batatas perto da superfície ou elas irão ficar verdes e impróprias para o consumo.

Colheita

Colha após as flores aparecerem. Use um garfo e trabalhe a partir da orla da fileira para evitar perfurações. Antes de desenterrar as batatas, teste uma ou duas esfregando a casca com seu polegar. Se a casca não se romper, a colheita está no ponto. 

Num barril

Plante batatas novas num barril com buracos na base para drenagem. Ponha uma camada de 15 cm de composto, depois acrescente as batatas e cubra com mais 7,5 cm de composto. Assim que os caules estiverem com projeções de cerca de 15 cm acima da superfície, adicione outra camada de 7,5 cm de composto. Mantenha sempre bem regados e continue a acrescentar camadas de composto até o barril ficar quase cheio, depois colha.