Descubra como cultivar um gramado perfeito

Confira algumas dicas para cultivar um jardim lindo e com um gramado saudável.

Iana Faini | 30 de Janeiro de 2020 às 09:00

Ter um bom gramado ajuda você a ter qualidade de vida. - hobo_018/iStock

Todos sabemos que um jardim bem cuidado é uma área de lazer incrível para crianças e animais domésticos. Mas você sabia que, além de ajudar a embelezar as áreas externas, um bom gramado ajuda a reduzir o calor perto da casa, mantendo a temperatura interna mais baixa? Isso mesmo! Cuidar bem do seu jardim vai além de uma simples questão estética e pode contribuir com a sua qualidade de vida.

Porém, para conquistar o jardim dos sonhos, a grama precisa de manutenção constante: aparar, acertar as bordas, fertilizar, oxigenar e retirar ervas daninhas. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe pois nós separamos algumas dicas que vão iluminar o seu caminho.

1. Escolha a grama certa

A escolha da espécie da grama é fundamental para o sucesso do projeto do seu gramado. Por isso, leve em consideração os pontos a seguir:

Utilize variedades que se desenvolvem por meio de estolões e/ou rizomas, como a esmeralda comum e a imperial (Zoysia japonica), a santo agostinho (Stenotaphrum secundatum), a bermuda (Cynodon dactylon), a batatais (Paspalum notatum) e a são carlos (Axonpus sp). Estas espécies têm seu desenvolvimento diminuído no frio, perdem coloração e às vezes até secam, mas se recuperam com as chuvas.

A grama esmeralda é a mais comum no país, representando cerca de 80% do volume de grama comercializado no Brasil. Ela é indicada para gramados residenciais, áreas públicas, campo, praia, campos de esporte e para o controle da erosão.

2. Plante mais de uma variedade se morar em uma região mais fria

Em campos esportivos ou para continuar a usar o gramado durante o inverno nas regiões mais frias do nosso território, como o Sul e o Sudeste, plante espécies de grama resistentes tanto ao clima quente quanto ao frio e siga estas dicas:

3. Tome alguns cuidados no plantio

Antes de assentar um novo gramado ou semear, misture alguns cristais solúveis no torrão sob o solo. Isso ajudará o solo a reter umidade. Depois de assentar, regue bem para garantir que a grama crie um raizame forte. Quando estiver bem crescida, a grama pode sobreviver com um mínimo de água.

4. Apare somente o necessário

Aparar muito rente enfraquece a grama, retarda seu crescimento, torna-a mais suscetível à estiagem e ao ataque de várias pragas e doenças. Experimente manter o gramado com cerca de 3 cm de altura. Além disso, não apare a grama em um clima muito quente ou muito úmido. Espere a temperatura refrescar.

Retire o coletor do cortador de grama, ou use um cortador especial, que pica a grama e espalha as aparas no gramado. Estas se decompõem, devolvendo os nutrientes ao solo.

5. Mantenha o solo nutrido

Espere uma boa chuva para aplicar fertilizantes na grama. Os gramados fertilizados regularmente precisam de mais água para manter o viço. Para uma nutrição mais econômica, use péletes de esterco de galinha. Aplique quando o gramado estiver crescendo, após a chuva. Regue bem.

6. Nivele o gramado de forma simples

Para nivelar o gramado, use areia como uma cobertura econômica. Espalhe a areia com uma niveladora para gramado, de forma que a grama continue visível. Regue bem.

7. Evite ervas daninhas

Oxigene a grama para reduzir as ervas daninhas, evitar a compactação e melhorar a drenagem. Para isso, use um forcado.

Para enfraquecer as ervas daninhas que preferem solos ácidos, espalhe cal para jardim, que é alcalina, sobre a grama. Regue bem. O pH ideal para gramados é entre 5,5 e 7,5.

Mas atenção: não retire os trevos, porque adicionam nitrogênio ao solo. Se aparentarem descuido, passe o aparador de grama.

Agora que você já sabe como ter um gramado forte e saudável, veja aqui descubra as plantas ideais para atrair borboletas e beija-flores para o seu jardim.

casa Gramado jardim