Panelas elétricas, liquidificadores e outros eletrodomésticos para cozinha foram projetados para serem fáceis de usar. Ainda assim, você precisa de ferramentas e técnicas adequadas para utilizá-los. Saiba como utilizá-los corretamente abaixo:

Micro-ondas

A forma do recipiente é importante na hora de aquecer a comida. Os cantos de recipientes retangulares atraem mais energia do que as outras áreas, deixando a comida cozida demais nesses pontos. Os recipientes redondos aquecem a comida de modo mais uniforme. Só tempere depois de aquecer. A energia das micro-ondas é atraída pelo sal; se você polvilhar sal em cima, ele receberá o calor e secará a camada externa da comida. Se prefere salgar antes, misture-o muito bem.

Grelha do forno

Manter a porta do forno fechada permite que o calor e o vapor se acumulem, o que é perfeito para assar – mas não para grelhar. Deixar o vapor sair permite que a comida grelhada crie a desejada crostinha; com a saída do ar quente, a parte de cima será mais exposta ao calor, em vez de assar (ou ressecar) a comida toda. Mas olhe antes o manual do forno. O calor que sai pode danificar os botões.

Panela elétrica

O truque aqui é o calor bem preso que cozinha a comida durante várias horas sem diminuir. Abrir a tampa deixa esse calor sair e pode fazer com que seu prato não esteja pronto na hora que você planejou. Resista à tentação de dar uma olhadinha ou mexer até que falte menos de uma hora para terminar o prazo; se a panela estiver cheia da metade aos três quartos, a comida terminará de cozinhar mesmo assim.

Lava-louças

Há uma verdadeira ciência na arrumação da louça. Um estudo britânico constatou que o meio da lava-louças, acima dos braços rotatórios, recebe o jato de água mais forte. É o melhor lugar para pratos com restos de amido, como de batata, que precisam mais da força da água do que de detergente para limpar. Pratos com resíduos de proteína, como ovo, não precisam de tanta força. Ponha-os nas bordas da prateleira; o jato mais lento manterá o sabão neles por mais tempo.

Liquidificador

Quando o liquidificador trava toda hora, há uma razão: a colocação dos ingredientes. Comece com a base líquida (como o leite da vitamina) e depois empilhe os ingredientes do menor para o maior, deixando o gelo e outras partes duras no alto. As lâminas girarão facilmente no líquido, e os ingredientes duros serão incorporados aos poucos.

Batedeira

Com o tempo, os batedores se desalinham. O espaço entre o batedor e a vasilha deve ser o menor possível, o suficiente para atingir todos os ingredientes sem encostar nas laterais nem arranhá-las. Para consertar a maioria dos aparelhos, localize o parafuso de ajuste no pescoço levantando a cabeça ou baixando a vasilha (depende do modelo). Então, gire o parafuso para a esquerda a fim de erguer o batedor ou para a direita a fim de baixá-lo. Veja instruções mais detalhadas no manual do aparelho.

 

POR MARISSA LALIBERTE