Quem pensa que é só mulher que fica antenada nas dicas estéticas está equivocado! Na verdade, os homens estão cada vez mais preocupados com a aparência. E a maior prova disso são as últimas pesquisas do setor de cosméticos que mostram que o Brasil cresceu cerca de 70% nos últimos 5 anos quando o assunto é venda de produtos de beleza masculino.

E para dar aquela força a ala masculina que não sabe muito bem por onde começar nós preparamos algumas dicas. Afinal, toda ajuda é sempre bem vinda quando o assundo é permanecer com um visual bonito e saudável, não é mesmo? Sobretudo no verão, época em que os fios de cabelo costumam ficar mais ressecados em razão do contato mais incidente do sol e das águas de praia ou piscina.

Confira abaixo algumas dicas de beleza masculina e aprenda a cuidar bem do seu bigode, barba e cabelo.

Bigode

Turma da Mônica e Corpo Humano

Para manter um bigode bonito, é importante que os pelos estejam sempre no formato do desenho que você escolheu. Barbeiros indicam que se apare os pelos uma vez na semana, sempre quando os fios estiverem molhados.

Para aparar os fios basta que você umedeça ligeiramento os pelos e pentei-os para baixo com um pente de dentes finos. Em seguida, apare-os do meio à extremidade com uma tesoura, cortando um lado de cada vez.

Dessa forma, você evita aquele incômodo corte a mais. Mas além disso, higienizar todos os dias é mais que necessário.

Existem produtos específicos no mercado que evitam que os pelos ressequem. Para quem quer fazê-los crescer, a dica é o conhecido minoxidil. Esse produto auxilia no crescimento e no fortalecimento dos pelos.

Barba

Sinônimo de elegância e ousadia, a barba de um homem diz muito sobre ele. Para ter uma barba bonita e bem cuidada, é essencial que ela seja higienizada diariamente.

Além de ficar com um aspecto melhor, você evita mal cheiro e acúmulo de resíduos de comida. Para tanto, use shampoos para barbas ou shampoos neutros, facilmente vendidos nas farmácias.

Também é importante que os pelos sejam aparados de forma que o desenho se mantenha.  Duas a três semanas é o tempo indicado para manutenção do formato.

A maneira mais fácil de aparar a barba é usar um aparador elétrico. A peça ajustável na cabeça do aparelho permite aparar a barba num comprimento uniforme. Se for usar uma lâmina de barbear, certifique-se de que ela esteja afiada.

Além disso, preste atenção às extremidades da barba. Assegure-se de que elas estejam bem definidas e de que o resultado final seja simétrico. Barbeie-se diariamente para mantê-la alinhada.

Estilos de barba

Apesar da barba ser separada do bigode ou das costeletas, ela pode ser combinada com um deles ou com ambos para criar uma variedade de estilos. Um cavanhaque, por exemplo, é uma barba formada apenas por pelos no queixo, ao passo que uma barba circular é o cavanhaque unido ao bigode. Ao escolher um estilo, leve em consideração a forma e os contornos de seu rosto e o padrão de crescimento natural de seus pelos faciais.

Cabelo

Para quem tem cabelos oleosos, o importante é lavá-los diariamente com um shampoo adequado. Assim, o acúmulo de óleo é evitado, trazendo uma maior sensação de bem estar. E ainda diminui a chance de ter queda de cabelo!

Além disso, os homens costumam enfrentar mais problema em relação a caspa do que as mulheres. Essa descamação pode estar associada a vários fatores, então o aconselhável é sempre consultar uma dermatologista.

Shampoos anti-caspa também são uma boa pedida, procure usá-los pelo menos uma vez na semana.

Arrumado ou bagunçado?

Queremos cabelos perfeitos, mas as imperfeições podem fazer parte do charme. Um desalinho caprichado, um arranjo descuidado e pontas soltas podem conferir um visual moderno a um estilo mais tradicional. Confira abaixo um vídeo preparado pelo canal Manual do Homem Moderno com os 101 cortes de cabelo masculinos para 2019.

E então, gostou de nossas dicas? Comente aqui! E não se esqueça que mais importante do que estar na moda é estar feliz consigo mesmo!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!