O retrato é um dos gêneros fotográficos mais difíceis, porque o ato de tirar uma foto afeta o modo como o modelo se comporta – e isso pode estragar a foto. Separamos abaixo algumas dicas profissionais para você tirar belíssimos retratos.

Dica 1: Deixe o modelo à vontade

Fale com ele enquanto fotografa. Diga-lhe que está se saindo muito bem. Elogie-o sem pudor.

Dica 2: Não lhe peça para dizer xis

Uma expressão natural é geralmente melhor do que uma pose. Deixe seu modelo contar uma piada ou falar sobre algo do interesse dele. Enquanto isso, tire montes de fotos, de modo que possa captar o momento em que a emoção aparece em seu rosto.

Dica 3: Varie o ângulo

Não fotografe sempre direto no nível do olho. Bata a foto acima da altura do peito ou suba numa escada para pegar o modelo do alto.

Assine nosso conteúdo exclusivo

Dica 4: Capte em close

Às vezes o rosto é tudo. Experimente com close-ups; o resultado pode ser espantoso.

Dica 5: Enquadre o modelo

Pense em maneiras de chamar atenção para o rosto do modelo. Faça-o olhar através de uma caixa de correio ou espiar detrás de uma árvore. Além disso, pense no que se adapta à personalidade do modelo e na sensação que você quer transmitir.

Dica 6: Escolha a lente certa

A escolha da lente certa para cada situação é importantíssima. Aliás, muitos aplicativos e acessórios de celulares hoje em dia já simulam alguns efeitos de lentes. Investir um pouco de tempo aprendendo sobre cada tipo de lente e outras questões técnicas trará grande diferença às suas fotos.

Dica 7: Evite distrações

Preste bastante atenção ao redor e fundo do “cenário” da foto. Procure evitar situações em que o fundo, mesmo desfocado, chame mais atenção que o modelo.

Dica 8: Brinque com a luz

Quase tudo em fotografia tem a ver com luz. Portanto, brinque com os efeitos de iluminação. Os diversos efeitos que a luz natural e artificial podem trazer à sua foto são praticamente ilimitados. Não tenha medo de experimentar e brincar.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!