Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 10 de setembro de 2019

10 dicas para você dormir melhor no hotel

A cama é estranha e o quarto também, então, vá bem preparado.

Imagem: djedzura/iStock

É difícil se divertir ou ser produtivo quando se está exausto. Mas estas dicas o ajudarão a dormir melhor num lugar desconhecido.

1 Reserve o quarto certo

Escolha um quarto num andar alto e no meio do corredor, se possível. Ou seja, é a melhor opção para ficar longe de áreas barulhentas, como saídas, elevadores e máquinas de venda, explica Richard Shane, especialista comportamental em sono da clínica New West Physicians, no Colorado, EUA.

2 Escureça-o

dormir melhor

Máscara de dormir pode ajudá-lo. Foto: Fotoplanner/iStock.

Ainda assim, peça um quarto com cortinas corta luz. “Elas existem na maioria dos hotéis, mas podem estar em alguns quartos e não em outros”, diz Shane. Dito isso, em geral não é possível fechar totalmente as cortinas, por mais que você tente, diz a administradora Debra Kissen, diretora clínica do Centro de Tratamento Light on Anxiety, em Chicago. Seu conselho: “Leve uma máscara de dormir, caso precise.”

3 Evite cochilos

Infelizmente, o cochilo pode provocar uma noite insone. “Nosso cérebro acumula a vontade de dormir”, diz Kissen. Sendo assim, “Se você cochilar, a vontade vai diminuir.”

4 De barriga cheia não

Jante pelo menos duas horas antes de se deitar, para o corpo fazer a digestão. “Porque ao ir para a cama de barriga cheia, o sistema digestório se mantém em ação enquanto você tenta reduzir a atividade do resto do corpo”, diz Shane.

5 Calma com a bebida

Não é preciso ser abstêmio nas férias, mas é bom saber que o excesso de álcool pode atrapalhar o sono. O álcool aumenta a produção de adenosina, substância que normalmente ajuda a induzir o sono, de acordo com a Fundação Nacional do Sono dos EUA. Mas, liberada rapidamente depois do consumo de álcool, a substância logo se dissipa, e você pode acordar.

Saiba mais no artigo: Falando em álcool: quanto é demais?

6 Estabilize sua programação

Geralmente, a rotina regular é deixada de lado quando viajamos. “Boa parte do sono tem a ver com um bom ritmo, e a graça das férias é serem imprevisíveis”, diz Kissen. Mas tente manter alguma constância na hora de se deitar. Afinal, se você for para a cama às 4 da madrugada num dia e às 8 da noite no dia seguinte, o ritmo de seu organismo virará um caos.

7 Ligue o ar-condicionado

Mantenha o quarto em temperatura baixa, entre 18°C e 20°C, recomenda Shane. “Quando dormimos, a temperatura do corpo cai”, diz ele. “Assim, quando sua temperatura cai, fica mais fácil dormir.”

8 Bloqueie os sons

O motor do ar-condicionado ou o vizinho barulhento não o deixa dormir? Leve um par de protetores de ouvido de silicone, diz Shane. “O silicone se aquece com o corpo e assume a forma da orelha para se encaixar melhor, com alto nível de redução de decibéis”, diz ele. Se você não gosta dos protetores, baixe algumas trilhas sonoras de ruído branco em seu celular.

9 Acalme a respiração

“A maioria das pessoas, sobretudo, quando pensa em respirar, acha que tem de inspirar profunda e lentamente, usando o abdome”, diz Shane. “Isso altera demais a respiração e exige esforço – ou seja, você não dorme.” Em vez disso, ele recomenda acalmar a respiração, o que é mais fácil porque não muda os músculos usados.

10 Relaxe a língua

“Quando se fala em relaxamento, todos pensam em relaxar o corpo inteiro, e isso é trabalho demais”, continua Shane. “Basta deixar a língua mais relaxada; isso espalhará o relaxamento pelo corpo inteiro.”

POR MARISSA LALIBERTE

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados