Faça uma busca
|
Publicado em: 8 de outubro de 2018

Enriqueça suas refeições com flores comestíveis

Não sabe como inserir mais cores no prato? Que tal flores comestíveis? Conheça as mais populares e tenha refeições mais coloridas.

Imagem: bernjuer/iStock

Muitas flores de jardim, além de comestíveis, são uma contribuição atraente e colorida para saladas e outros pratos. Restaurantes do mundo todo e grandes chefes já incorporaram as flores comestíveis ao cardápio. Além de embelezar o prato, elas possuem sabores variados que combinam com saladas e sobremesas. Entretanto, é preciso alguns cuidados antes de adicioná-las às suas refeições.

Primeiramente, se você tem um jardim em casa, colha-as frescas para uso imediato. Não deixe para consumir muito tempo depois e nem armazene. Mas, um aviso: Nunca use flores que tenham sido borrifadas com qualquer espécie de pesticida. Aliás, é muito fácil ter um pequeno jardim ou uma horta em casa ou apartamento, experimente. Evite plantas tóxicas, como azaleias, narcisos, crisântemos, hortênsias, lírios-do-vale, oleandros, rododendros e ervilhas-de-cheiro.

Conheça as flores comestíveis mais utilizadas na culinária e crie pratos lindos e saudáveis. Muitas delas podem ser encontradas em hortifrútis ou lojas de produtores. Aproveite a primavera e leve as flores para dentro de casa.

  • Bastetamn/iStock

    O sabor da calêndula, prima dourado-alaranjada do cravo-de-defunto, lembra o do açafrão. Espalhe suas pétalas em massas e pratos à base de arroz.


  • InnaPoka/iStock

    Amor-perfeito-do-campo. O suave sabor de gaultéria dessas flores do gênero Viola é um complemento refrescante de saladas e queijos suaves.


  • chiara zeni/iStock

    As flores de abóbora são muito utilizadas na Itália, mas são apreciadas no mundo inteiro. Em uma receita típica, as flores são mergulhadas em clara de ovo batida e, em seguida, passadas na farinha de rosca e no queijo parmesão antes de fritar.


  • naruedom/iStock

    Use as pétalas de rosa maiores para salpicar em sobremesas e saladas, e as menores para decorar. As pétalas podem ser usadas em xaropes e geleias.


  • Quasarphoto/iStock

    As flores do nastúrcio têm um sabor doce e picante que lembra o do agrião. Enquanto suas folhas dão um toque apimentado às saladas.


  • narongcp/iStock

    As flores de sálvia têm um sabor mais sutil que a folha da erva usada na culinária. Ela dá um toque diferente a pratos à base de feijão, milho e cogumelos.


  • AlexRaths/iStock

    As flores do dente-de-leão devem ser comidas quando jovens e recém-colhidas. Experimente as pétalas, com gosto de mel, como decoração para pratos à base de arroz. As folhas são deliciosas em saladas, mas saiba que os dentes-de-leão cultivados no canteiro são mais saborosos que os que brotam em gramados.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados