Na hora das refeições, vale lembrar-se de como a sua saúde é importante. Para isso, separamos algumas dicas para você ficar atento e aplicar em seu dia a dia:

No café da manhã, comece pela ponta saudável do bufê

De quem come fora, 86% enchem os pratos de café da manhã com frutas quando as veem primeiro, mas apenas 54% escolhem frutas quando começam com itens altamente calóricas como ovos com queijo e bacon.

Fique com as balas embrulhadas

As pessoas comeram 30% menos balas quando tiveram de desembrulhá-las, concluiu um estudo suíço. Desembrulhar dá trabalho, o que pode fazer a maior parte dos comilões consumir menos. Sem falar no ruído do papel que nos denuncia.

Acabe com os petiscos no cinema

Uma pesquisa descobriu que pessoas acostumadas a comer pipoca tinham mais chance de petiscar, mesmo quando a pipoca já não estava “fresca”, enquanto as que normalmente não comem pipoca no cinema comeram menos quando o sabor já estava passado. Pare para perceber o sabor da comida.

Use pratos menores

Em um estudo clássico da Universidade de Cornell, especialistas em nutrição, sem perceber o que faziam, se serviram de 31% a mais de sorvete em uma tigela de 1 litro do que em uma de 0,5 litro.

Tome um café da manhã maior que o jantar

Um grupo de mulheres obesas consumiu 700 calorias no café, 500 no almoço e 200 no jantar. Outro grupo comeu os mesmos alimentos, mas com 200 calorias pela manhã e 700 à noite. Depois de 13 meses, as do café reforçado perderam mais de 8 quilos, enquanto as do jantar farto só perderam cerca de 3.

No almoço ou no jantar, comece com verduras

Para garantir que a refeição contenha o maior número possível de vitaminas, minerais, fibras e compostos químicos, protetores da saúde, comece a refeição com uma sopa de legumes ou uma salada. Legumes e verduras não são calóricos e você vai comer menos do prato principal, provavelmente mais rico em calorias.

Dê um toque especial à salada

Um bom  molho tem o poder de transformar uma salada em refeições parecidas com banquetes. Use azeites temperados (com ervas, limão, pimenta ou alho) ou um pouco de vinagre balsâmico. Use um borrifador para o azeite a fim de manter as calorias e o teor de gordura baixos.