Aprenda a preparar corretamente um espaguete “al dente”

Para preparar um espaguete al dente, expressão italiana que, literalmente, significa "ao dente", é preciso se atentar para o tempo de cozimento. Leia mais!

Julia Monsores | 30 de Janeiro de 2020 às 21:00

izzetugutmen/iStock -

Para preparar um espaguete al dente, expressão italiana que, literalmente, significa “ao dente”, você precisa se atentar para o tempo de cozimento. 

Cozinhe o espaguete como as outras massas italianas. O espaguete fresco precisa e 3-4 minutos de cozimento e o seco de 8-10 minutos, conforme a espessura. O cozimento estará terminado quando, na prova, a massa oferecer firmeza aos dentes, mas sem o núcleo interior estar duro – diz-se então que o cozimento está al dente

Depois de cozido, escorra o espaguete al dente imediatamente e coloque-o numa travessa. Poderá juntar-lhe manteigas ou ervas aromáticas picadas, envolvê-lo ou simplesmente regá-lo com um molho; em qualquer dos casos, sirva o espaguete muito quente e, à parte, queijo parmesão finamente ralado para polvilhar. 

Espaguete com frutos do mar e outras 5 massas imperdíveis

Um prato muito apreciado é o espaguete à bolonhesa. Frite 75 g de toucinho picado num pouco de manteiga. Junte uma cebola, uma cenoura e um talo de aipo, tudo picado. Deixe dourar. Misture 250 g de carne de vaca magra picada e cozinhe em fogo alto até a carne mudar a cor de vermelho para castanho-claro. 

Algumas receitas incluem 125 g de fígados de galinha cortados, mas muitas não incluem este ingrediente. Junte 3 colheres de chá de extrato de tomate, 150 ml de vinho branco e 300 ml de caldo de carne. Junte uma pitada de noz-moscada ou de orégano, tampe e deixe ferver em fogo brando cerca de 30 – 40 minutos. Prove, acerte os temperos e sirva.