Mesmo quando a grana está curta para uma viagem de férias, dá para aproveitar e desfrutar desse período de descanso e renovação das energias. Mas descansar não significa ficar o dia todo jogado no sofá. E comer o tempo todo também não é exatamente renovar as energias! Você precisa de diversão, refrescar a cabeça, fazer coisas diferentes e sair da rotina.

Férias com crianças: pura diversão

Se você tem crianças, aproveite para ver os filmes infantis que estão em cartaz no cinema, levá-los ao teatro, aproveitar os dias de sol em parques ao ar livre, clube, praia ou no parquinho do condomínio. Aproveite para tirar a poeira das bicicletas, patinetes e skates. Se chover, reúna os amiguinhos em casa para uma sessão de cinema com pipoca ou uma tarde de brincadeiras. Abuse dos jogos de tabuleiro! Jogos de adivinhação e mímica são sucesso garantido. Contar histórias investindo nas dramatizações e fazendo vozes diferentes torna tudo mágico para os menores.

Deixe os pequenos escolherem as brincadeiras e embarque na imaginação deles. Vale fazer cabaninha com lençol e almofadas e dormir acampado na sala, piquenique na varanda, pintura facial, obras de arte com material reciclado e todo tipo de arte… Aproveitar o tempo livre com as crianças brincando do que gostam, sentando-se no chão e olhando nos olhos delas, assegura a qualidade desse tempo juntos e cria memórias incríveis da infância.

Aproveite para renovar o romance

Sem as crianças, teatro, cinema e leitura também são ótimas opções. Reserve um dia para conhecer um restaurante novo ou visitar uma exposição. Os programas ao ar livre, como caminhada e natação, renovam as energias. Se você gosta de aventura, invista em trilhas e escaladas, passeios de barco ou de helicóptero e até salto de asa-delta. Os moradores das cidades turísticas não costumam curtir os pontos turísticos de sua cidade. Aproveite oportunidades de descontos de ingressos para moradores.

Estar com os amigos também é diversão na certa. Aproveite para convidar também aqueles que você não costuma encontrar regularmente.

E lembre-se de dar uma renovada no romance, período favorável para estar junto! Vocês podem sair para dançar, transformar o quarto num SPA com flores coloridas, banho de espuma e massagens com hidratantes perfumados. Ligando o ar-condicionado, dá para preparar um fondue ou uma tábua de queijos com vinhos. E uma degustação de pastas, geleias e pães variados preparados por você será uma surpresa deliciosa.

O importante é sair da rotina e se divertir! Boas férias!

Por SAMASSE LEAL