É natural sentir fome entre as refeições, que podem ter um intervalo de cinco horas ou mais. Isso ocorre pois uma refeição de tamanho médio leva cerca de uma a duas horas para passar pelo estômago e chegar ao intestino delgado. O nível de glicose no sangue sobe assim que você come, mas em poucas horas volta ao nível normal. Quando isso acontece o cérebro começa a sinalizar fome novamente. Na hora do lanche, o melhor alimento é aquele que cobre o período entre as refeições; de modo que você não chegue à refeição seguinte morrendo de fome e assim coma mais do que deve. Entenda melhor a importância de fazer um bom lanche e algumas opções para esses momentos.

Comer algo entre as refeições é normal em uma dieta saudável. Preste atenção apenas ao alimento escolhido e à razão da sua vontade de comer – pode não ser fome.

twinsterphoto/iStock

QUEM PRECISA DE LANCHE?

Os que acordam cedo

Quem toma o café da manhã por volta das 7 horas – em especial se tiver atividade física intensa – vai precisar de um lanche substancial na metade da manhã.


Drazen Zigic/iStock

Os que jantam tarde

Se você almoça por volta das 13 horas e janta depois das 19, precisa comer algo no fim da tarde para fugir à tentação das gulodices.


tatyana_tomsickova/iStock

Os jovens

Crianças não fazem grandes refeições, então precisam de lanches saudáveis ao longo do dia para atender a suas exigências de nutrição e energia.


Bojan89/iStock

Os adolescentes

Eles são capazes de devorar tudo que estiver à vista na hora das refeições, mas um corpo em crescimento exige muito. Lanches saudáveis regulares são importantes, e muito melhores que junk food.