Com um kit de ferramentas certas muitos problemas podem ser resolvidos em minutos. Mas talvez a solução já esteja à sua espera, no armário ou até mesmo na fruteira.

Estas ferramentas são mágicas por serem invisíveis e atuarem de formas surpreendentes e inacreditáveis. Dentre as ferramentas no kit mágico estão: lápis, velas e outros itens.

Elas podem ser usadas para solucionar problemas de encanamento, para abrir zíperes emperrados, para reparar arranhões em telefones e móveis, ou para consertar aparelhos de som.

Conheça também 13 usos incríveis para esmalte de unhas.

AndreyPopov/iStock

1 Flanela de microfibra

Flanelas de limpeza convencionais são feitas de fibras de algodão, que, numa escala microscópica, tornam-se grandes e suaves. Microfibras sintéticas são cem vezes mais finas do que um fio de cabelo humano. Quando tecidas numa flanela, apresentam um imenso poder: pegam a sujeira com eficiência sem detergente ou outros agentes de limpeza desagradáveis. Além disso, não deixam rastros de fibras têxteis. São perfeitas para limpar eletrônicos delicados e telas, além de centenas de outras tarefas dentro de casa.


hatipoglu/iStock

2 Papel-alumínio 

O papel-alumínio deve ser a ferramenta mais versátil da cozinha. Sua superfície é coberta por uma camada de óxido, um abrasivo. Logo, folhas de papel-alumínio amassadas são perfeitas para esfregar e remover oxidação e sujeira. O papel-alumínio reflete calor, conduz eletricidade e se adapta a qualquer formato para servir de “ponte” entre contatos de bateria quebrados. Também maximiza o funcionamento do ferro de passar.


aleksey_rezin/iStock

3 Lápis e borracha

Você pode fazer muito mais do que escrever com esta ferramenta de ponta dupla. A borracha na extremidade é perfeita para limpar superfícies de difícil alcance. O grafite do lápis é um eficiente lubrificante sem óleo. É muito usado por serralheiros para afrouxar os mecanismos de tranca e para manter as chaves girando livremente.


Saaster/iStock

4 Vinagre branco

O vinagre destilado é um ótimo agente de limpeza e desinfetante que mata fungos e bactérias, por causa da alta acidez. O vinagre dissolve calcário e outros depósitos minerais presentes em vidro e aço cromado, o que faz dele ideal para polir acessórios de banheiro e para limpar pias, embora deva ser diluído em água antes do uso. Experimente colocá-lo sobre ferrugem – costuma restaurar superfícies de metal corroídas. O vinagre é um produto natural, não tóxico e barato, que pode ser utilizado com segurança. E, por ser biodegradável, não causará danos ao meio ambiente.