Postas de peixe são ótimas para refeições rápidas, e servi-las com um molho exótico transforma o simples peixe cozido num prato estimulante. A solução ideal para quem segue a tradição de comer peixe na Sexta-feira Santa e não quer ficar muito tempo na cozinha.

Como tem a carne firme, o linguado fica excelente quando preparado na grelha, e o aspecto fica tentador. Postas de outros peixes, como robalo, peixe-espada ou filés de tamboril, podem ser preparadas da mesma forma.

Quer ver dicas de preparo de peixes? Clique aqui.

Ingredientes:

4 postas de linguado, cerca de 150 g cada

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Turma da Mônica e Corpo Humano

suco de 1 laranja pequena

1 dente de alho, amassado

1 laranja, cortada em fatias em forma de cunha, para decorar

Molho de tomate e pimentão:

200 g de tomates maduros, cortados em cubinhos

1/2 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em cubinhos

1/2 cebola roxa, bem picada

suco de 1 laranja pequena

15 g de manjericão fresco, picado

1 colher (sopa) de vinagre balsâmico

1 colher (chá) de açúcar

sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:

1 Coloque as postas de linguado num prato raso não metálico. Misture o azeite, o suco de laranja, o alho e sal e pimenta-do-reino a gosto e, com uma colher, despeje esses temperos sobre as postas de peixe.

2 Misture todos os ingredientes do molho e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira-o para uma molheira.

3 Aqueça a grelha ou uma frigideira larga, ligeiramente untada, em fogo alto. Disponha as postas de peixe e cozinhe por 2 a 3 minutos de cada lado, regando de vez em quando com os temperos, até o peixe se desfazer com facilidade.

4 Coloque o peixe em pratos de servir e moa por cima um pouco de pimenta-do-reino. Decore com fatias de laranja e sirva com o molho.

Rende: 4 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

Tempo de cozimento: 4-6 minutos

Dicas e sugestões:

• Para preparar um molho de tomate e azeitona, misture o tomate em cubos a 1/2 pepino em cubos, 1 alho-poró picado, 45 g de azeitonas verdes ou pretas sem caroço, picadas, e 15 g de manjericão fresco, picado. Ou use 1 colher (sopa) de alcaparras escorridas e lavadas no lugar das azeitonas.

• O peixe também pode ser assado numa churrasqueira. Disponha as postas num pedaço de papel-alumínio, para evitar que a carne delicada escorregue pela grelhada churrasqueira.

Comer faz bem!

• O pimentão vermelho é uma excelente fonte de vitamina C e betacaroteno. Os dois nutrientes são considerados antioxidantes potentes, que ajudam a proteger contra o câncer e as doenças cardíacas.

• O linguado é uma boa fonte de niacina, que desempenha um papel importante na liberação de energia no interior das células. A niacina é uma das vitaminas mais estáveis, e há pouca ou nenhuma perda durante o preparo ou o cozimento.

Entenda por que comer peixe e frutos do mar pode melhorar a sua saúde.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!