Faça uma busca
|
Publicado em: 18 de novembro de 2018

Prepare peixes deliciosos com essas dicas

Quem resiste a um peixe bem preparado, cozido ou frito? Além de saudáveis, os peixes podem ser o sucesso da sua refeição. Veja como deixá-los incríveis.

Imagem: nitrub/iStock
Todo dia é dia de preparar um delicioso peixe. Mas, com algumas dicas, o prato principal da sua refeição pode ganhar um sabor especial. Os cuidados desde a conservação até o preparo podem fazer toda a diferença. O peixe é um dos alimentos mais ricos em ômega-3 e outros nutrientes essenciais para o organismo. Se preparado com os cuidados listados a seguir, garantimos que, além de saudável, seu peixe ficará incrível.

Mantenha o cheiro de peixe a distância

Antes de preparar peixe fresco, corte um limão-siciliano ao meio e esfregue as metades cortadas nas mãos. Dessa forma você evitará que as mãos absorvam o cheiro. Se a fritura for seu método culinário favorito, lave a frigideira que usou e despeje 1 cm de vinagre branco dentro dela. Assim o ácido acético eliminará qualquer cheiro que tiver permanecido na panela.

Tire as escamas com a ajuda do vinagre

Quando for retirar as escamas de um peixe, esfregue vinagre branco nelas e espere 10 minutos. As escamas se soltarão com tanta facilidade que é possível que venham a fazer mais sujeira que o normal. Portanto, coloque o peixe num saco plástico antes. Remova as escamas dentro do saco com uma das mãos, enquanto segura o rabo do peixe com a outra.

Mantenha um peixe poché firme

Ao preparar um peixe poché, adicione suco de limão-siciliano ao líquido usado no cozimento para ajudá-lo a cozinhar de maneira uniforme. Para cada 500 g de peixe, use o suco de meio limão-siciliano.

Preserve a umidade enquanto assa

Peixes com baixo teor de gordura - como badejo, linguado e vermelho - podem secar muito rapidamente enquanto estão sendo assados. Então, para preservar a umidade deles, embrulhe cada um dos filés em papel alumínio antes de colocá-los no forno.

Congele corretamente pescados frescos

Se você voltou da pescaria com mais peixes do que o que consegue comer, eis uma forma de congelá-los. Pegue uma caixa de leite vazia que seja grande o suficiente para caber um peixe, coloque-o dentro da caixa e encha-a de água. Em seguida, sele a abertura com fita adesiva e ponha a caixa no congelador. Ao descongelar o peixe, você não terá de se preocupar em raspar cristais de gelo ou de arrancar parte da carne junto com a embalagem. Essas dicas também valem para os peixes comprados na peixaria.

Dica extra: Cuidados com atum enlatado

Se você detectar um leve sabor metálico em peixes enlatados, coloque-os de molho. Deixe-os de molho numa mistura de água fria com suco de limão-siciliano por 15 minutos (duas partes de água para uma de suco). A seguir, drene-os e seque-os com toalha de papel. Com essas informações preciosas o seu almoço ou jantar já está garantido. Experimente hoje mesmo e faça sucesso na cozinha!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close