Você está sem paciência com as crianças, com o companheiro ou com o vendedor? Sente-se aborrecido ou triste sem motivo? Saiba que você tem o poder de melhorar o humor. Aqui estão 24 ideias para provar a si mesmo que você determina como quer se sentir.

  • 1 Ligue para um amigo e jogue conversa fora

     

    Estar em contato com os amigos é um modo rápido de detonar a tristeza. Experimente ligar para quem você gosta quando estiver meio tristinho. Especialistas dizem que o convívio com amigos é importante para a manutenção do bom humor. Se você não acredita, confira a importância da relação com os amigos.

    m-imagephotography/iStock
  • 2 Caminhe ao sol

     

    Já foi comprovado que o exercício físico e a luz do sol têm o poder de levantar o ânimo. Uma rápida exposição – não mais do que 10 a 15 minutos – na pele sem proteção ao meio-dia pode maximizar produção de vitamina D.

    Conheça também quais são os 20 melhores alimentos para praticantes de caminhada.

    kieferpix/iStock
  • 3 Tome um café com um amigo

    Uma boa conversa combina com a energia proveniente da cafeína. Pesquisas indicam que arranjar tempo para alimentar os relacionamentos de amizade pode ser fundamental para o nosso bem-estar. “Acredito muito no bem que a amizade faz à saúde”, diz o Dr. Art Hister, médico de família em Vancouver, no Canadá.

    Essa reunião pode ser ainda melhor se esse café for acompanhado por um delicioso brigadeiro de café.

    Tamara Dragovic/iStock
  • 4 Agradeça por algo

    Você se lembrará de quanto deve ser grato e irá parar de pensar nos próprios problemas por um minuto. Descubra o poder da gratidão e certamente você será uma pessoa mais feliz.

    golubovy/iStock
  • 5 Plante flores

    A atividade física de plantar flores e as cores fortes das plantas logo melhorarão o seu humor. Além disso, a jardinagem é capaz de ajudar na restauração física e mental de quem pratica.

    Pensou em plantar umas belas flores? Conheça 7 erros comuns ao cuidar de plantas em casa.

    ranmaru_/iStock
  • 6 Asse pão

    Nada se compara ao prazer de sentir o cheiro de pão fresco enchendo a casa. Assim, nada melhor para começar do que aprender a preparar um delicioso pão caseiro quentinho!

    Você sabia que, além de saboroso, o pão pode ser muito versátil? Conheça 7 dicas para usar o pão em diferentes tarefas. Você vai se surpreender com o que pode fazer com ele!

    ribeirorocha/iStock
  • 7 Esvazie o armário

    Você logo se sentirá bem. Doe roupas e se beneficie com a melhora do próprio humor por ajudar outra pessoa. Atualmente, existem diversas empresas e ONGs que auxiliam nessa doação.

    Conheça 12 usos criativos que você não imaginava para fronhas de travesseiro!

    Photoboyko/iStock
  • 8 Tome um banho de imersão

    Acenda algumas velas (experimente as de lavanda ou baunilha; estudos acreditam que essas fragâncias podem aliviar a ansiedade e melhorar o humor), passe os olhos por uma revista de moda ou apenas descanse por 20 minutos. O que o estava incomodando mesmo?

    YakobchukOlena//iStock
  • 9 Acaricie um cachorrinho

    Até um cachorro grande serve. Estudos comprovaram que acariciar animais reduz o estresse e melhora o humor. Os nossos amiguinhos de 4 patas podem ser verdadeiros médicos do bom humor.

    Confira os 15 segredos que os veterinários nunca te contaram!

    Nataba/iStock
  • 10 Saboreie um pedaço de chocolate

    Eles contém compostos que influenciam os níveis de serotonina, substância cerebral que traz a sensação de bem-estar. Atualmente, sabe-se que o chocolate, o qual já foi considerado um “prazer pecaminoso”, contém os mesmos antioxidantes encontrados no vinho tinto e em muitas frutas e legumes associados à redução do risco de doenças cardíacas.

    Veja 4 receitas deliciosas de Brownie de chocolate!

    Deagreez/iStock
  • 11 Leia um livro

    Djavan cantou: “Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro…”, mas não é preciso esperar para desfrutar desse aconchego todo. Para quem aprecia a literatura, um livro tem o poder de mudar o humor, transportando você para outro mundo, momento ou dimensão.

    Veja também outros 5 benefícios da leitura que vão transformar sua vida.

    Mima88/iStock
  • 12 Elogie alguém

    O elogio não faz bem somente para quem o recebe. Quem elogia também se beneficia da energia positiva que emana de um elogio. Portanto, para se livrar de sentimentos ruins, pare o que está fazendo, observe quem está ao seu lado e faça um elogio: destaque o quanto aquela pessoa é gentil, generosa, inteligente, sagaz, bem-informada etc.

    Confira 7 passos para colocar em prática boas-ações.

    Feverpitched/iStock
  • 13 Assista a um filme

    A sétima arte também pode nos salvar. Assim como os livros, um filme tem o poder de desviar o foco do nosso pensamento e alterar nosso estado de espírito. Escolha a categoria que mais agrada a você: romance, comédia, musical, suspense etc. E vamos ver o mundo com outros olhos!

    Não sabe o que assistir? Nós temos algumas sugestões:

    AntonioGuillem/iStock
  • 14 Tire um cochilo

    Um cochilo de 20-30 minutos pode operar milagres. O sono tem um poder reparador inegável. Descansados, podemos encarar os problemas com mais disposição e otimismo. E, se você tiver sorte, ainda pode ter um sonho bom…

    Confira nosso post 4 passos para um bom cochilo sem comprometer a noite e tenha um cochilo sem preocupações!

    MangoStar_Studio/iStock
  • 15 Faça exercícios

    Provavelmente você já sabe que praticar exercícios libera endorfinas – hormônios que atuam no alívio da dor e regulam as emoções. Quando liberadas, relaxam o corpo inteiro e proporcionam a sensação de prazer e bem-estar.

    Então mexa-se: calce o tênis e, por alguns minutos, corra ou caminhe. Não quer sair de casa? Pule corda, suba e desça escadas ou faça umas flexões.

    Confira 5 exercícios simples e saudáveis que você pode fazer em casa e conheça 7 aplicativos essenciais para malhar em casa.

    Ridofranz/iStock
  • 16 Planeje uma viagem

    Quase tão divertido quanto viajar é planejar a viagem. Pense no local dos seus sonhos (ou, se ficar muito longe, em um lugar interessante mais próximo), entre no Google e trace o roteiro. Depois, comece a pesquisar preços de transporte e hospedagem. Quem sabe esse plano não vira realidade?

    Confira 5 formas de planejar uma viagem perfeita aproveitando ao máximo a internet!

    Nastco/iStock
  • 17 Brinque com uma criança

    É quase impossível não se deixar contagiar pela alegria e pureza de uma criança. Assuma seu lado infantil e entregue-se à brincadeira: pode ser uma atividade física, como a brincadeira de pique, manual, como desenhar ou fazer aviõezinhos de papel, ou algo mais tranquilo, como assistir a um filme ou fazer bolinhas de sabão. Divirta-se!

    Sem ideias do que brincar? Temos sugestões!

    jacoblund/Istock
  • 18 Medite por alguns minutos

    Os benefícios da meditação são inquestionáveis. Sente-se sozinho em algum lugar – pode ser até no banheiro, mas o ideal é adotar uma posição confortável – e comece a respirar lentamente, prestando atenção na entrada e saída do ar de seu corpo. Ou visualize uma imagem bem agradável (um campo de flores, um animal fofinho) e concentre-se nessa imagem. Em cinco minutos você já vai sentir os efeitos.

    Existem muitas técnicas de meditação. Conheça quatro que podem transformar a sua vida.

    fizkes/istock
  • 19 Relaxe com um livro de colorir

    As cores e a arte de combiná-las podem ter um efeito impressionante no seu humor. Além disso, pintar um motivo em um livro de colorir tem um efeito relaxante. Escolha um tema que te toque (por exemplo, um livro de colorir com cabalas, ou quem sabe gatinhos…), pegue uma caixa de lápis de cor e entregue-se.

    Caso esteja no trabalho, aprenda outras técnicas para se desestressar.

    jacoblund/Istock
  • 20 Faça um trabalho manual

    Artesanato ou trabalhos manuais podem ser atividades terapêuticas. Escolha o da sua preferência: bordado, crochê, marcenaria, pintura etc.

    Isto pode até vir a ser uma fonte de renda extra para você.

    Criar objetos úteis é ótimo para levantar o ânimo. Veja algumas ideias.

     

    LightFieldStudios/Istock
  • 21 Faça uma massagem

    Esta é infalível mesmo. Se tiver um massagista disponível, faça uma sessão de meia hora. Pode ser massagem terapêutica, estética ou relaxante. O efeito no seu humor será o mesmo.

    Se não puder, a automassagem também ajuda. Aprenda técnicas.

    Milkos/Istock
  • 22 Ouça música

    O poder terapêutico da música é mais do que conhecido. Se estiver em casa, toque a sua música favorita no volume que achar melhor. Mas, se estiver fora de casa, pegue o fone de ouvido e o celular, crie um podcast e viaje nas melodias.

    Conheças os benefícios que a música pode oferecer.

    Deagreez/Istock
  • 23 Faça palavras cruzadas ou outros passatempos mentais

    Se você acredita no ditado “Mente vazia, oficina do diabo”, esta dica é para você. Ocupe sua mente, afastando-a do desânimo ou do mau humor, com atividades mentais que, ainda por cima, exercitam seus “músculos mentais”.

    Pratique em nossa seção de Quiz.

    izzetugutmen/Istock
  • 24 Leia, ouça ou conte piadas

    Claro que você já sabe que rir é o melhor remédio. Uma risada pode transformar seu dia ou seu mundo. Quer provas? Assista a esse vídeo. Conseguiu ficar sério? Duvido.

    Agora pratique com nossa seção de humor.

    disgi/Istock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!