Sistemas para controlar a temperatura da casa variam desde algumas mudanças de hábitos até condicionadores de ar sofisticados e regulados eletronicamente. Mas, e se o ar-condicionado não gela? Não se preocupe! Geralmente, os problemas mais comuns não precisam de assistência. Um pouco de esforço e boa manutenção vão ajudá-lo a se manter confortável o ano todo.

O ar-condicionado, por exemplo, permite que você controle seu ambiente com um botão. Entretanto, existem outras formas de se manter fresco com menor custo. Isolamento, janelas e portas eficientes em termos de energia, sombra e boa ventilação podem ajudar a regular as condições de temperatura com pouco consumo de energia. Veja algumas soluções eficientes para reparar ar-condicionados e ventiladores, e dicas preciosas para amenizar o calor da casa.

Chet_W/iStock

O ar-condicionado não esfria o cômodo

1. Se o ar-condicionado não dá sinal de vida, verifique se o termostato está na posição “Frio” e se não queimou um fusível ou o disjuntor desarmou. Chame um técnico se nada der certo.


zms/iStock

2. Se o ar-condicionado não está funcionando direito e deixa pingar água, o tubo de drenagem deve estar obstruído. O tubo normalmente se projeta do prédio ou se liga a um coletor de águas pluviais. Tente desentupir o tubo inserindo um pedaço de arame duro na abertura ou prenda uma mangueira de jardim à extremidade aberta e jogue um jato de água dentro dele para liberar.


Seleções de Reader's Digest

3. Filtros entupidos bloqueiam o fluxo de ar através do aparelho e reduzem sua eficiência. Desconecte o aparelho da tomada, desaparafuse a grade frontal e retire os filtros. Alguns modelos requerem que os filtros sejam substituídos (consulte o manual do usuário), mas outros podem ser lavados com água morna e sabão. Deixe-os secar completamente antes de reinstalá-los. Você deve limpar ou trocar os filtros a cada dois meses no verão.

Com os filtros removidos, use a escova do aspirador de pó para limpar a poeira da serpentina do evaporador.


KangeStudio/iStock

4. Verifique a parte externa do ar-condicionado. Com um pincel macio, limpe folhas ou outros detritos das aletas da serpentina e pode as plantas para melhorar a circulação do ar ao redor do aparelho.

Lembre-se! Quando o ar-condicionado estiver ligado, não se esqueça de fechar janelas e portas.