Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de novembro de 2019

O ar-condicionado não gela? 11 dicas para não passar calor

Não passe calor à toa, veja como solucionar problemas com o ar-condicionado e ventiladores de forma rápida e fácil.

Imagem: Chet_W/iStock
Publicidade


Sistemas para controlar a temperatura da casa variam desde algumas mudanças de hábitos até condicionadores de ar sofisticados e regulados eletronicamente. Mas, e se o ar-condicionado não gela? Não se preocupe! Geralmente, os problemas mais comuns não precisam de assistência. Um pouco de esforço e boa manutenção vão ajudá-lo a se manter confortável o ano todo.

O ar-condicionado, por exemplo, permite que você controle seu ambiente com um botão. Entretanto, existem outras formas de se manter fresco com menor custo. Isolamento, janelas e portas eficientes em termos de energia, sombra e boa ventilação podem ajudar a regular as condições de temperatura com pouco consumo de energia. Veja algumas soluções eficientes para reparar ar-condicionados e ventiladores, e dicas preciosas para amenizar o calor da casa.

  • Chet_W/iStock

    O ar-condicionado não esfria o cômodo

    1. Se o ar-condicionado não dá sinal de vida, verifique se o termostato está na posição “Frio” e se não queimou um fusível ou o disjuntor desarmou. Chame um técnico se nada der certo.


  • zms/iStock

    2. Se o ar-condicionado não está funcionando direito e deixa pingar água, o tubo de drenagem deve estar obstruído. O tubo normalmente se projeta do prédio ou se liga a um coletor de águas pluviais. Tente desentupir o tubo inserindo um pedaço de arame duro na abertura ou prenda uma mangueira de jardim à extremidade aberta e jogue um jato de água dentro dele para liberar.


  • Seleções de Reader's Digest

    3. Filtros entupidos bloqueiam o fluxo de ar através do aparelho e reduzem sua eficiência. Desconecte o aparelho da tomada, desaparafuse a grade frontal e retire os filtros. Alguns modelos requerem que os filtros sejam substituídos (consulte o manual do usuário), mas outros podem ser lavados com água morna e sabão. Deixe-os secar completamente antes de reinstalá-los. Você deve limpar ou trocar os filtros a cada dois meses no verão.

    Com os filtros removidos, use a escova do aspirador de pó para limpar a poeira da serpentina do evaporador.


  • KangeStudio/iStock

    4. Verifique a parte externa do ar-condicionado. Com um pincel macio, limpe folhas ou outros detritos das aletas da serpentina e pode as plantas para melhorar a circulação do ar ao redor do aparelho.

    Lembre-se! Quando o ar-condicionado estiver ligado, não se esqueça de fechar janelas e portas.


  • LightFieldStudios/iStock

    O ar-condicionado cheira a mofo

    5. Mau cheiro no ar-condicionado sugere que a água está se acumulando dentro dele e permanecendo estagnada. Isso pode se tornar um criadouro de bactérias, portanto é mais do que apenas uma inconveniência.

    Desligue o ar-condicionado da rede elétrica e, seguindo as instruções do manual do usuário, retire a tampa. Dentro, você verá uma bandeja de condensação – sua função é aparar a condensação que se forma dentro do aparelho. Passe uma esponja com desinfetante doméstico em toda a superfície desta bandeja.


  • brunorbs/iStock

    Meu ventilador de mesa está fazendo barulho

    Um ventilador de mesa que faz barulho ao girar provavelmente está com as pás desalinhadas.

    6. Desligue o ventilador da tomada e solte a seção frontal da grade – pode ser preciso desapertar alguns parafusos pequenos na borda. Normalmente, basta puxar ou girar para retirar o eixo sobre o qual as pás estão montadas, ou ele pode estar fixado com uma presilha.


  • juffy/iStock

    7. Remova o conjunto do eixo com as pás e o coloque sobre uma mesa: cada pá deve tocar a superfície no mesmo ponto ao longo de sua extensão. Use as mãos ou um alicate, se o metal for muito duro, para pôr na posição correta qualquer pá que esteja desalinhada, e torne a montar o ventilador.


  • MileA/iStock

    Meu ventilador de teto está balançando

    Ventiladores de teto ajudam a refrescar a um custo baixo. Entretanto, tornam-se ineficientes quando as pás não estão balanceadas; uma simples camada de poeira basta para desalinhá-las.

    8. Arme uma escada firme para que você possa alcançar com segurança todas as pás. Limpe cada uma delas com água morna e sabão; proteja o carpete ou os móveis sob o ventilador com plástico antes de começar. Espere que as pás sequem e depois esfregue cera automotiva na face superior de cada uma para ajudar a evitar que o pó se acumule de novo.


  • Doc_Ever/iStock

    9. Verifique se todos os parafusos que fixam as pás ao suporte central estão apertados. É importante não haver folga nestes parafusos, pois, quando apresentam uma pequena folga, a rotação do ventilador faz com que se soltem ainda mais depressa. O funcionamento do ventilador com oscilações sobrecarrega os rolamentos internos.


  • markc212/iStock

    10. Se o ventilador ainda balança, tente trocar as posições das pás. Um par de cada vez, troque as pás adjacentes e depois ligue o ventilador em todas as velocidades disponíveis. Seja sistemático, para ter certeza de que tentou todas as opções possíveis. Numere cada pá e anote um plano: 1 com 2; 1 com 3; 1 com 4; 2 com 3 e assim por diante.


  • Antonio_Diaz/iStock

    11. Se o ventilador continuar fora de prumo, tente prender, com fita adesiva, arruelas ou pequenas moedas na face superior das pás, perto da ponta. Experimente com diferentes pás, diferentes posições e com mais de uma moeda ou arruela, até seu ventilador girar perfeitamente em todas as velocidades.


  • DonoMacs/iStock

    Atenção!!!

    Antes de começar a trabalhar num ventilador de teto, certifique-se de que ninguém o ligue por acidente enquanto você está no alto da escada. Desligue o interruptor na parede e sobre ele afixe um aviso: “Não ligue.”


  • aphichart/iStock

    Dicas extra!

    Refresque sua casa indiretamente

    * Faça um bom isolamento térmico. Não só mantém a casa aquecida no inverno, mas também ajuda a refrescá-la no verão.

    Nos dias mais quentes, mantenha portas e janelas fechadas, para impedir que o calor e a umidade entrem. Use ar-condicionado, ventiladores de teto e persianas para deixar sua casa fresca durante as horas mais quentes do dia. Evite ligar máquinas geradoras de calor, como lava-louças, máquina de lavar roupa e secador, até a noite.


  • KatarzynaBialasiewicz/iStock

    * Ventile sua casa naturalmente à noite, abrindo janelas do lado da casa onde corre o vento e do lado oposto também. Abra portas de comunicação para criar correntes de ar.


  • archideaphoto/iStock

    * Mantenha o ar-condicionado na sombra – ele vai funcionar com mais eficiência.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close