O que comer à noite? Saiba como ter um jantar ideal e nutritivo

Se você sempre fica em dúvida sobre o que comer à noite, confira essas dicas incríveis que vão te ajudar a organizar o seu cardápio diário.

Thaís Garcez | 2 de Abril de 2020 às 16:00

YelenaYemchuk/iStock -

Seja qual for o horário, o jantar costuma ser a refeição mais bem aproveitada, quando relaxamos ao fim do dia. Esse pode ser um estimulante evento familiar, como também um momento de tanto cansaço que pegamos alguma coisa na geladeira e desabamos no sofá com a televisão ligada. Esta segunda hipótese, por mais tentadora que seja, não é uma receita de boa saúde. Do mesmo modo, não é um bom hábito comer grandes quantidades à noite, quando há pouco tempo para digerir o alimento e gastar a energia ingerida.

Planejamento

Planejar os cardápios e organizar a lista de ingredientes antes de ir às compras é um tempo bem empregado. Assim, você tem oportunidade de pensar na variedade de alimentos e nutrientes da sua dieta, e evita comprar mais do que precisa – uma forma de eliminar o desperdício e economizar dinheiro. Talvez o maior benefício, porém, esteja na possibilidade de reduzir pelo menos uma área de potencial estresse diário.

Salve suas listas de compras e receitas no computador. Assim, fica mais fácil variar os cardápios semanais (bem como as listas de compras correspondentes) todo mês ou a cada dois meses. Com oito menus semanais diferentes, você consegue variações para um ano inteiro.

O que comer à noite?

Primeiro, encontre um sistema que funcione para você. Algumas pessoas gostam de planejar em detalhes o que comer em cada dia da semana e seguir receitas estabelecidas; enquanto outras preferem uma abordagem mais livre, com base no tempo disponível e no estoque da geladeira. Se você cozinha diariamente para a família e depende de uma grande compra semanal, talvez a abordagem estruturada seja mais fácil.