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Publicado em: 30 de abril de 2020

Ocupado demais para relaxar? Saiba o que fazer!

Descubra como relaxar e mandar para bem longe o estresse.

Imagem: g-stockstudio/istock

A vida diária é atarefada e estressante para muitos de nós. Poucas pessoas reservam um tempo para relaxar com regularidade, o que pode ser prejudicial para o corpo.

Grande parte do estresse da vida diária concentra-se nos músculos de alguma forma. Diferentes estados emocionais tendem a resultar em tensão de áreas específicas do corpo – a raiva causa a contração dos músculos do peito, por exemplo, e a ansiedade tensiona os músculos do pescoço. A tensão reduz a circulação sanguínea e, portanto, a oferta de oxigênio, ao mesmo tempo em que aumenta o acúmulo de resíduos, como dióxido de carbono e ácido lático. Portanto, a tensão muscular pode levar à fadiga e agravar o estresse.

Mas se você é daqueles que sempre diz que não tem tempo para relaxar, está na hora de acabar com as desculpas. Confira a rotina de relaxamento abaixo e comece já a relaxar. O exercício a seguir promove o relaxamento e a liberação de tensão da mente e dos músculos.

Rotina de relaxamento

  • Deite-se de costas, com os braços ao lado do corpo e a cabeça alinhada com a coluna vertebral.
  • Respire algumas vezes, inspirando cada vez mais fundo e expirando devagar e por completo. A última respiração deve ser abdominal.
  • Agora concentre-se no pescoço e relaxe os músculos dessa área. Empurre a cabeça contra o chão e solte. Use essa sensação de afrouxamento para relaxar ainda mais os músculos. Note como o peso da cabeça é totalmente sustentado pelo assoalho.
  • Desloque o foco para os ombros e repita o processo. Empurre os ombros contra o piso e solte. Note que os ombros agora são sustentados pelo chão e os músculos não precisam segurá-los. Faça um esforço consciente para relaxar os músculos na área dos ombros.
  • Repita isso com todo o corpo, passando dos ombros para a caixa torácica, o abdome, o quadril, as pernas e os pés.
  • Quando tiver chegado aos pés, o corpo deve estar pesado e completamente apoiado no chão. Continue a respirar por alguns minutos nesse estado de relaxamento.

Faça este exercício quando chegar do trabalho ou sempre que achar que está precisando dar uma relaxada. Você verá como sua vida vai ficar mais leve.

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