Pet em apartamento: qual a melhor opção?
O sucesso para ter animais felizes morando em apartamento vai muito além do tamanho dos pets.
Douglas Ferreira
RedatorTer sucesso ao morar com cães e gatos em espaço confinado depende principalmente do animal, do dono e da qualidade do ambiente doméstico. Ter um animal saudável e feliz em apartamento depende da
escolha do melhor animal para você.
Cães e gatos
Os gatos podem ser a opção perfeita para pessoas com espaço limitado ou que sejam muito inativas ou ocupadas. Requerem pouca manutenção, são naturalmente limpos e adaptáveis e têm uma capacidade interminável de cochilar. Gatos são ótimos animais de estimação para ter dentro de casa.
Os cães são uma excelente companhia e motivação para exercícios. No entanto, também exigem mais cuidados do que os gatos, costumam precisar de mais companhia e talvez não sejam adequados para quem não fica muito em casa ou não pode dedicar tempo a se exercitar e treinar.
Nem sempre cães pequenos são melhores em espaços pequenos
O pequeno tamanho não significa necessariamente “ótimo para apartamentos”. Alguns cães pequenos, como as raças terrier, têm energia infinita e precisam de muita atenção e exercício.
Por outro lado, algumas raças grandes, como os galgos e dinamarqueses, podem ser calmos, exigir menos exercícios e viver bem em apartamentos. Evite raças com muita energia e raças com desejo naturalmente forte de latir.
Crie um ambiente adequado
Animais de apartamento precisam de coisas para fazer que mantenham sua mente ocupada e evitem o tédio. Os gatos adoram se empoleirar em lugares altos e gostam de observar o mundo, portanto ofereça um poleiro alto perto de uma janela. Eles também precisam de arranhadores e brinquedos interativos, e muitos gatos gostam de mascar capim ou erva-dos-gatos.
Para os cães, crie uma caça ao tesouro pela casa com a ração seca, para que se esforcem a fim de encontrar a comida; é um ótimo exercício mental. A maioria dos cães gosta de brinquedos interativos que liberam comida, capazes de entretê-los por horas a fio.
O ABC da escolha de um animal
A. Espaço disponível ao ar livre: Se você tem pouco ou nenhum espaço ao ar livre, é preciso pensar bastante se poderá ter um cão e satisfazer suas necessidades fisiológicas.
B. Consciência de seu nível pessoal de atividade: Embora geralmente os gatos exijam pouco exercício, ainda há muita variação do nível de atividade entre as raças, e gatos maduros são menos ativos do que filhotes. Todos os cães precisam de exercício diário, mas seu nível de energia
varia muito.
C. Tempo passado em casa: Todos os animais de estimação precisam de companhia, os cães mais do que os gatos. É bom ter certeza de que vai passar bastante tempo com seu animal, senão ele pode ficar entediado e desenvolver comportamentos incômodos, como roer móveis e latir.
Crie uma comunidade favorável aos animais
Se tiver bons vizinhos em seu prédio, convide-os para passear com os cachorros ou para tomar chá com os gatos. Isso pode incentivá-los a ajudar a cuidar de seu amigo de quatro patas caso haja uma emergência. A ideia é criar uma comunidade de amantes de animais no prédio para que todos possam cuidar uns dos outros.
5 boas raças de cães e gatos para apartamentos
Cães
- Shi tzu
- Poodle
- Pug
- Maltês
- Bulldog francês
Gatos
- SRD de pelo curto
- Siamês
- Angorá
- Burmês
- Persa