Quando a criança deve começar a escolher o que vestir?

Desde que a criança descobre que pode dizer “não” e escolher o que vestir, uma enorme confusão se instala. Mas o que os pais devem fazer?

Julia Monsores | 6 de Fevereiro de 2020 às 21:00

JackF/iStock -

Desde que a criança descobre que pode dizer “não” e escolher o que vestir, uma enorme confusão se instala na hora de se arrumar para um simples passeio ou para uma festa de aniversário. Todo pai ou mãe já vivenciou um acontecimento dessa natureza.

Descer para o playground de pijama, dormir com a roupa de festa, sair todo arrumado e de chinelos são algumas dessas situações com as quais os pais se defrontam quando o assunto é a descoberta do poder do “NÃO”.

Natação: confira os benefícios desse esporte para as crianças no verão

As crianças são confrontadas a todo momento com decisões que são alheias à sua vontade. Isso não quer dizer que tudo as desagrada, mas, na verdade, elas apreendem desde sempre que devem seguir tudo o que é estipulado pelos adultos. Horários devem ser respeitados, o cardápio do almoço não permite alternativas e a roupa deve ser sempre adequada para cada ocasião. É, então, que aparece uma oportunidade de dizer um sonoro “NÃO”.

Está na hora da festa, a mãe comprou uma roupa nova, mas a criança quer usar uma outra, que já está pequena, ou não é adequada ao clima, e muito menos indicada para aquela ocasião. O que fazer? Discutir pode demorar, irritar todo mundo e ainda provocar um choro interminável.

Não é apropriado chegar em uma festa de aniversário como se tivessem saído de uma batalha, mas é assim que muitos pais se sentem depois de convencer ou serem convencidos por seus filhos irredutíveis.

Ofereça duas opções de o que vestir

Uma sugestão é sempre oferecer duas opções, permitindo, assim, que as crianças decidam o que vestir naquele momento. Esse ou aquele? Não parece, mas é uma decisão que elas podem tomar, e acabam se sentindo no controle de algum acontecimento em seu novo mundo de escolhas.

Separar os itens por finalidade, como pijamas são para dormir, roupa de sair são essas e roupas para ficar em casa são aquelas outras, proporciona às crianças uma ótima oportunidade de refinar suas escolhas. Afinal, ninguém quer sair feio na foto.

Ioga: descubra os benefícios dessa prática para as crianças