Faça uma busca
|
Publicado em: 22 de janeiro de 2020

Ioga: descubra os benefícios dessa prática para as crianças

Embora não seja uma atividade muito comum para crianças, que tal considerar os seus benefícios?

Imagem: evgenyatamanenko/iStock

Você sabia que crianças também podem praticar ioga? Judô, natação, basquete, vôlei, futebol e balé são atividades físicas muito difundidas no mundo ocidental. E velhas conhecidas dos pais, que, muitas vezes, querem passar para seus filhos a paixão por determinado esporte praticado por eles na infância e na adolescência. Mas as opções de atividades para a criança vão muito além desses.

É o caso da ioga, um conjunto milenar de posturas e respirações conscientes. Nasceu na Índia e apresenta benefícios atestados por quem realiza a prática há muito tempo. Os praticantes asseguram que a ioga alivia o estresse, alinha o corpo, aumenta a concentração, e, por meio da respiração mais relaxada e profunda, traz calma e paz interior.

Uma das diferenças fundamentais entre a ioga e outras modalidades esportivas é que essa é uma atividade não competitiva. O que elimina muitos problemas para os pequenos que já sentem pressão na escola e nos outros esportes.

Flexibilidade a seu favor

Com toda a flexibilidade que as crianças apresentam, desenvolver exercícios de sequência respiratória e posturas fica fácil. Não há a exigência da “postura perfeita”, nem crítica e cobrança do desempenho. Tudo isso aumenta, na criança, a autoconfiança, beneficiando sua tranquilidade física e mental. E aprender a usar, no dia a dia, as respirações ensinadas, pode melhorar a concentração e o desempenho escolar, afirmam adeptos da prática.

Estudos apontam que a ioga infantil ajuda as crianças hiperativas a desenvolverem o controle de sua condição acelerada, mediante a percepção corporal e a ligação mente e corpo, que é sentida na aula de ioga.

Os benefícios da ioga são inúmeros

Benefícios como melhor postura ao sentar-se levam à redução de problemas de coluna e do aparelho respiratório no futuro. Segundo especialistas, a partir dos 4 anos, as crianças já podem começar a praticar a ioga, e eles garantem que o lado lúdico unido a uma aula dinâmica para os pequenos, que não ficam muito tempo em uma única posição, é bastante apreciado. As aulas vão sendo adequadas à faixa etária, apresentando novos desafios aos mais velhos. E as crianças não têm nenhuma restrição quanto a aprender a respirar melhor. Para elas, essa é uma novidade como qualquer outra, e deve parecer, na verdade, uma atividade recreativa.

E, além dos ganhos com a concentração e a tranquilidade, a ioga ainda estimula o sistema imunológico. Então que tal pensar se essa não é a prática ideal para toda a família?

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close