Ultra violet, esta é a cor que a Pantone escolheu para o ano de 2018. Criatividade, imaginação e contemplação são algumas das características que essa cor carrega. De tom vibrante, ela foi escolhida por elevar as nossas expectativas aos mais altos níveis; de acordo com a definição divulgada pela Pantone Color Institute. Além disso, a ultra violet “busca iluminar os caminhos que estão por vir”; nada mais adequado ao ano em que vivemos.

Derivado do azul escuro, a ultra violet tem inspiração nas galáxias e no céu noturno. Por ter uma tonalidade forte, é preciso um pouco de cautela ao inseri-la em algum cômodo da casa. Por exemplo, antes pintar a parede de ultra violet, avalie se o local não é muito pequeno ou mal iluminado. Lugares pequenos pintados com cores muito escuras tendem a dar a impressão de que são menores do que realmente são. Mas, é possível ter tons violeta em todos os ambientes, basta saber combinar. Por isso, vamos explorar as variações do tom e apresentar sugestões que vão trazer modernidade sem perder a harmonia do ambiente.

Não precisa ter medo de usar cores fortes na decoração, é só seguir algumas orientações. Veja a seguir dicas incríveis que vão te ajudar a deixar o seu quarto, sala e até cozinha mais coloridos.

Por Thaís Garcez

Imagem: KatarzynaBialasiewicz/iStock


Aposte nos detalhes. Se a sua casa já tem muita cor ou uma parede de tom mais sóbrio, tente encaixar objetos ou pequenos móveis na cor ultra violet. A sua sala pode ganhar mais charme e elegância com esse truque!

Imagem: Serghei Starus/iStock


Você nunca imaginou que dava para ter elementos violeta na cozinha, não é? Mas é possível! Se o ambiente tem móveis de cores claras, como branco, fica mais fácil inserir uma cadeira ou bancada em um tom mais fechado. Observe a imagem e inspire-se!

Imagem: zuzulicea/iStock


Que tal uma cortina colorida no seu quarto? Uma cortina em tons de violeta pode dar uma ar mais elegante ao cômodo. Além disso, é uma cor que relaxa e traz equilíbrio. Para conhecer melhor a influências das cores nos ambientes, veja esse tutorial.

Imagem: sayhmog/iStock


Esta é uma combinação incrível, mas que pode ser complicada de pôr em prática. Para combinar cores fortes é preciso muito cuidado para que o ambiente não fique muito saturado. Dê preferência a espaços bem iluminados e amplos. Tente seguir alguns modelos e focar em locais específicos, como a parede da televisão ou molduras de quadros. Combinar tons quentes pode ser arriscado, mas aqui tem algumas dicas para te ajudar.

Imagem: Scovad/iStock


Poltronas podem ser o ponto de cor ideal para a sua sala ou escritório. Mesmo em um tom mais fechado, cores como a ultra violet combinam com papéis de parede, tapetes e móveis de madeira. Compreender o ambiente como um todo, ou seja, ter uma visão ampla do local é o segredo.

Imagem: Allika/iStock


Sabe aquelas mesas e cadeiras de jardim que estão um pouco destruídas pela ação do tempo? Que tal dar vida nova a elas com um toque violeta? Escolha o tom que mais combina com o seu quintal e não tenha medo de colorir. Sua área externa ficará mais alegre e bonita.