Já parou para pensar que a casca de ovo que sobra de um bolo ou omelete podem te ajudar de várias formas? Pois é! Na próxima vez que for jogar algumas cascas fora, pense melhor: use algumas das dicas abaixo!

1. Faça uma máscara facial

Quem tem tempo e dinheiro para gastar num spa, e depois
ainda ouvir o quanto sua pele está horrorosa? Para se cuidar um pouco, vá até a geladeira e pegue um ovo. Se a pele estiver seca, precisando de hidratação, separe e bata a gema. A pele oleosa precisa da clara, e você pode adicionar um pouquinho de limão ou mel. Para pele normal, use o ovo inteiro. Aplique o ovo batido no rosto, relaxe e espere 30 minutos, depois lave. Você vai adorar a sensação de pele fresca.

2. Plante sementes

Plante sementes em cascas de ovos. Ponha as metades das cascas em caixas de ovos, encha-as com terra e insira as sementes. Estas absorverão os ingredientes adicionais da casca de ovo. Depois que as mudas atingirem cerca de 7,5 cm, elas estarão prontas para serem transplantadas para o jardim. Então, remova as mudas da casca antes de colocá-las no solo. Depois, amasse a casca de ovo e misture-as ao seu adubo composto.

3. Acrescente a casca de ovo ao adubo

A casca de ovo é um ótimo complemento para o adubo composto porque é rica em cálcio – um nutriente benéfico para plantas. Amasse-a antes de adicioná-la ao adubo para acelerar sua decomposição e você provavelmente observará os resultados em poucos dias.

4. Regue as plantas

Depois de cozinhar os ovos, não jogue fora a água. Deixe-a esfriar e use essa água rica em nutrientes para regar as plantas, que, como resultado, absorverão os nutrientes dali.

5. Enfeites para diferentes épocas

Que tal preparar uma decoração diferente nas próximas festividades junto com seus filhos? Tudo que vocês precisarão será de algumas cascas de ovo, tinta guache um pouco de criatividade. Para começar, separe alguns ovos e faça um furo pequeno na base e outro um pouco maior na outra ponta. O furo menor pode ser feito com agulha, e o maior, com um lápis. Retire o conteúdo do ovo (não desperdice – guarde para alguma receita!) assoprando o furo menor.

Em seguida, lave o interior com um pouco de água e deixe secar. Assim que estiver tudo pronto, chame a criançada para uma tarde de pintura livre! Você pode também comprar velas pequenas para encaixar nos ovos e incrementar a decoração.

6. Arear panelas

As cascas de ovo têm outra função curiosa: arear panelas, como as palhas de aço (que, aliás, também possuem muitas outras utilidades incríveis). Portanto, esfregue cascas limpas e amassadas nos restos de comida grudados nas paredes das panelas com a ajuda de uma esponja.

7. Evite as pragas nos jardins

As cascas de ovo são ricas em cálcio, que, em contato com o solo, podem aumentar o seu pH. Isso evita que animais como lesmas e caracóis, que eventualmente aparecem em plantações, infestem o seu jardim sem oferecer riscos às plantas!