10 aplicativos para idosos aproveitarem a melhor idade

Conheça 10 aplicativos para idosos que podem oferecer diversas vantagens e benefícios para pessoas que estão vivendo a melhor idade!

Redação | 1 de Outubro de 2018 às 16:00

Zinkevych/iStock -

Não há limite de idade para a tecnologia: todos podem usufruir de suas vantagens. Isso vale principalmente para idosos, que, geralmente, sentem resistência em segurar um smartphone ou um tablet. Porém, alguns aplicativos para idosos podem ser extremamente úteis e benéficos para a melhor idade. E, no Dia Internacional do Idoso, preparamos uma lista com os melhores aplicativos para eles!

Seja para escutar músicas diversas, descobrir amigos ou até mesmo aprender novas línguas, o smartphone pode apresentar um mundo de possibilidades! Clique no link correspondente ao sistema que você utiliza (Android ou iOS) abaixo das descrições para acessá-los nas lojas.

Confira abaixo os 10 melhores e mais úteis aplicativos para idosos:

1. Spotify

O Spotify é um aplicativo de streaming de músicas, ou seja, com uma conta, você consegue acessar diversos títulos. Existem milhares de títulos e playlists que podem agradar todos os gostos, inclusive os mais antigos. É ótimo também para matar as saudades e descobrir novos gostos! Existe uma versão gratuita (com anúncios) e outra paga (Premium), que dá acesso ilimitado ao conteúdo.

Android/iOS

2. Rádio saudade

Ainda falando sobre músicas, um aplicativo interessante para o público é o Rádio Saudade. O nome do app entrega a sua proposta: são diversas rádios americanas que tocam músicas das décadas de 50, 60 ou 70. Para quem curtia o som daquela época, pode ser uma ótima oportunidade de ouvi-lo novamente!

Android

3. LastPass

Sabemos que decorar senhas pode ser terrível. E esquecê-las, apesar de ser um problema frequente em todas as idades, idosos podem passar por isso mais vezes. Por isso, organizar todas as suas senhas em um local é uma boa prática – e o smartphone pode ajudar. O LastPass é um dos melhores nesse ramo. Ele permite ao usuário armazene suas senhas e até fazer anotações, tudo em um único lugar, com toda a segurança, já que o acesso é criptografado e só o usuário pode acessá-lo.

Android/iOS

4. WhatsApp

Manter contato com a família e amigos nunca esteve tão fácil nesta época tecnológica. E, para isso, o WhatsApp é um dos melhores aplicativos. Para isso, baixe o aplicativo e cadastre-se com o seu número de telefone. Mas atenção: nada de espalhar fake news em seus grupos!

Android/iOS

5. SoSmate

Alguns acidentes, por vezes, são inevitáveis, principalmente dentro de casa. Por isso, entre os aplicativos para idosos mais úteis está o SoSmate, que permite ao usuário configurar um botão de alarme que notifica contatos de alguma emergência. O aplicativo oferece ainda os principais números de emergência do país, tais como polícia ou bombeiros. Infelizmente, o aplicativo não está disponível em português, mas sua interface é intuitiva e fácil de ser compreendida.

Android

6. Duolingo

Aprender novas línguas é uma das melhores maneiras de manter o cérebro ativo, principalmente na terceira idade. E, entre os aplicativos para idosos, o Duolingo se destaca nessa missão. Além de possuir uma aparência fácil de compreender, oferece diversos idiomas para quem quer conhecer uma nova língua. Vale a pena experimentar!

Android/iOS

7.CodyCross

E por falar em exercitar o cérebro… Que tal revisitar as famosas cruzadinhas? O CodyCross é um jogo de conhecimentos gerais em que o usuário precisa descobrir as respostas para avançar nas fases. São diversas perguntas sobre os mais variados assuntos que podem ser uma ótima opção para reavivar a memória.

Android/iOS

8. Consulta remédios

Às vezes é inevitável ter de tomar um o outro remédio quando a idade vai avançando. Para ajudar quem precisa de mais cuidados, o Consulta remédios pode ser uma mão na roda. O aplicativo oferece um banco de dados constantemente atualizado e construído em conjunto com farmácias e drogarias de todo o país para que seus usuários pesquisem preços de diversos remédios e produtos de perfumaria. Preste toda a atenção na descrição dos remédios e nunca tome qualquer um sem a prescrição de um médico!

Android/iOS

9. Be2

Às vezes uma boa companhia para curtir um passeio ou outros programas é essencial. E, para a terceira idade, não seria diferente! Existem diversos aplicativos para paquera específicos para pessoas com mais de 60 anos, como  o Be2, mas também é possível baixar outros que estão na moda, como o Tinder. Basta apenas ajustar, nas preferências, a idade desejada e a distância. Mas tome cuidado: marque encontros apenas em locais públicos e nunca forneça informações pessoais logo no início, tais como endereço ou dados bancários. Sua segurança vem antes de tudo.

Be2: iOS

Tinder: Android/iOS

10. CPqD Alcance

Para quem possui problemas ou limitações de visão, o CPqD Alcance promove uma verdadeira inclusão digital. Através de uma interface simples e comandos de voz, o usuário consegue acessar e executar funcionalidades básicas do smartphone, tais como câmera ou chamadas, além de oferecer acesso ao despertador, previsão do tempo etc. E, para prevenir problemas com a visão, conheça 4 formas secretas de evitá-los!

Android