Quais os tipos de panela mais indicados para a sua saúde?

Com tantos tipos de panela disponíveis no mercado, fica difícil escolher a que traz mais benefícios à saúde. Confira nossa lista e escolha.

Letícia Taets | 10 de Abril de 2021 às 13:00

Rachel Claire/Pexels -

Com tantas opções de panela disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher a melhor para a sua saúde. O ideal é escolher panelas que não liberem toxinas nos alimentos que você e sua família vão consumir e, depois, optar pelas que apresentem melhor custo-benefício para o seu bolso. Quer saber qual é o melhor tipo de panela para sua cozinha? Então continue acompanhando!

Leia também: 8 dicas para você cuidar bem das suas panelas

Aço inoxidável

O aço inoxidável contém níquel e cromo. Esses dois elementos resistem à corrosão, impedem a ferrugem e evitam as reações alimentares, sem transferir sabor para o alimento que está sendo preparado.

Apesar de o aço não ser um grande condutor de calor, a maioria dos conjuntos de panelas de aço inoxidável apresenta núcleos de alumínio ou cobre para distribuição uniforme de calor. Ou seja: um conjunto de panelas de aço de qualidade protegem sua saúde por um custo baixo

Vantagens:

Contras:

Ferro fundido

O ferro faz as melhores panelas não tóxicas para render em alta temperatura, retenção de calor e durabilidade. Além disso, o ferro fundido não gruda quando a panela é bem temperada. O tempero, que é uma camada de óleos e gorduras cozida no forno, atua como uma película antiaderente semelhante ao vidro.

Vantagens:

Desvantagens:

Cerâmica

A cerâmica é um material inorgânico não metálico feito de uma mistura de argila, pó, terra e água. Os fabricantes moldam a argila na forma desejada antes de assá-la no forno. É uma panela sem produtos químicos, atóxica e saudável.

Vantagens:

Contras:

Porcelana esmaltada

A porcelana esmaltada é feita de ferro fundido revestido com cerâmica esmaltada (vidro em pó). Esta superfície semelhante ao vidro protege o ferro da ferrugem. Assim, você desfruta da durabilidade e retenção de calor do ferro fundido, misturado com um revestimento antiaderente totalmente natural.

Vantagens:

Desvantagens:

Vidro

O vidro é um dos materiais mais saudáveis ​​para as panelas. Além disso, servir comida em panelas de vidro também economiza tempo de limpeza. É livre de produtos químicos tóxicos, inerte a alimentos ácidos, armazena alimentos com segurança e é super-higiênico!

Vantagens:

Desvantagens:

Titânio

O titânio não prejudica o corpo humano se consumido. Na verdade, os cirurgiões costumam usar titânio por causa de sua segurança. Além disso, essa substância não vai altera o sabor da comida. O titânio pesa muito menos do que o aço, mas é igualmente durável. Também é à prova de arranhões, à prova de ferrugem e acessível.

Vantagens:

Desvantagens:

Aço carbono

Panelas saudáveis ​​e não tóxicas feitas de aço carbono quase espelham o ferro fundido. O aço carbono consiste em 99% de ferro, com 1% de carbono. O carbono, portanto, oferece os mesmos benefícios do ferro fundido. Cozinhar em fogo alto e tostar, tempero antiaderente natural (reduz a ingestão de calorias), etc.

A diferença? Uma frigideira atóxica de aço carbono pesa muito menos do que o ferro fundido. Portanto, é mais fácil de manusear e armazenar, mas aquece mais rápido do que o ferro. Mas, lembre-se, o aço carbono também compartilha as mesmas limitações: ele pode enferrujar e reagir com certos alimentos, lixiviando o ferro.

Vantagens:

Contras: