Cozinhar faz sujeira, e os aparelhos sofrerão com derramamentos, esbarrões e efeitos do calor. Eles se valem de circuitos elétricos de alta tensão, gás inflamável ou perigosas micro-ondas, e você deve evitar ir longe nos consertos. Portanto, chame um técnico se tiver dúvidas. Mas a boa notícia é que você mesmo pode manter seu equipamento com uma ótima aparência e em bom funcionamento. Saiba como limpar o forno, ajustá-lo e manter o seu fogão funcionando perfeitamente com as dicas a seguir.

1. Meu forno não assa por igual

Limpe o forno! Um forno sujo distribuirá o calor de forma menos igual. Assim, comece fazendo uma boa limpeza. Mas, atenção! Não use produtos químicos nas resistências, ventoinhas ou bicos de gás.

  • Limpe os aquecedores de um forno elétrico ligando-o na temperatura máxima com a porta aberta por 30 minutos. Isso queimará qualquer gordura presa. O processo gerará bastante fumaça. Dessa forma, desligue quaisquer alarmes de fumaça e certifique-se de que a cozinha esteja bem-ventilada. Não deixe o forno com a porta aberta, e cuidado para não esbarrar nela. Mantenha todas as crianças e animais de estimação longe do lugar até que ele esfrie.
  • Remova quaisquer pedras, papel-alumínio ou utensílios que possam impedir a circulação do ar ou tocando o termostato (que parece um longo tubo dentro do forno).
  • Se você tiver um forno autolimpante, utilize o ciclo uma vez por mês.

2. O fogo está laranja

Identifique a fonte e normalize o fluxo. O fogo a gás deve ser sempre azul. Uma chama laranja indica a queima incompleta do gás, e é perigosa porque resulta na liberação de monóxido de carbono, um gás venenoso.

  • Desligue a boca e espere esfriar. Retire a cobertura do bico e deixe-a em água quente com sabão por dez minutos. Remova qualquer acúmulo visível de sujeira e use um alfinete para tirar detritos de dentro dos furos do queimador, de onde o gás é emitido. Deixe-o secar, recoloque-o e tente outra vez. Se o problema persistir, chame um técnico e não utilize o fogão até o defeito ser consertado.
  • Se a chama está azul, mas desigual, limpe a boca como descrito acima e certifique-se de que a cobertura esteja corretamente ajustada quando for recolocada.

3. O forno elétrico não aquece

Deixe-o esfriar antes de recomeçar. Fornos elétricos têm dispositivos internos que cortam a alimentação das resistências se ele superaquece. Desplugue-o da tomada e espere até que tenha esfriado antes de religá-lo. Se não funcionar, chame um técnico.

Termômetro de forno
Quando você ajusta o forno para 200 graus, é improvável que ele aqueça uniformemente até esta temperatura. A maioria dos fornos tem partes mais frias e mais quentes, e conhecê-las tornará mais fácil cozinhar. Use um termômetro barato para comparar a temperatura real de diferentes partes do forno com a definida no seletor. Faça um mapa simples do forno para consultar no futuro.

4. O forno está sujo

Torne a limpeza menos dolorosa. Limpar um forno é uma tarefa desanimadora, mas é possível reduzir o esforço necessário para fazer um bom trabalho.

  • Encha uma travessa resistente ao calor ou uma assadeira com água e leve ao forno. Ajuste a temperatura para o máximo e deixe por uma hora. O vapor ajudará a soltar gordura e sujeira acumuladas.
  • Deixe-o esfriar e retire a porta (é mais fácil do que parece e tornará muito mais fácil alcançar o interior do forno). Cada fogão tem a sua maneira de retirada, confira no manual. Em seguida, coloque-a em cima de um pano velho sobre a bancada da cozinha. Use uma espátula de acrílico para remover qualquer gordura grudada no vidro da porta.
  • Antes de limpar o interior do forno, coloque algumas camadas de jornal no chão para absorver o que pingar, e proteja as suas mãos e braços com luvas de borracha e mangas compridas.
  • Você pode usar um limpador cáustico (disponível em supermercados) para retirar a sujeira do forno, mas saiba que estes produtos são muito fortes e podem danificar a vedação da porta e a cola que segura o vidro da janela do forno. Mantenha o líquido ou gel longe destas áreas e siga cuidadosamente as instruções de uso.

Prateleiras

As prateleiras de metal do forno podem ser lavadas no lava-louças. Use um programa intenso com o detergente normal do seu lava-louças. Outra opção é cobrir as prateleiras com um gel ou pasta convencional para limpeza de fornos e colocá-las num saco plástico grande, como um de lixo, por algumas horas para manter o produto úmido e ativo. Esfregue com água quente. Se você não tiver um limpador convencional, uma solução concentrada de sabão líquido ecológico para roupas pode ser útil.

Método tradicional

Um método mais tradicional e suave é combinar bicarbonato de sódio e vinagre. Primeiro, passe água no forno frio e, com um pano velho, aplique uma camada grossa de bicarbonato de sódio sobre todas as superfícies, exceto aquecedores elétricos. Deixe descansar por quatro horas.

Depois, borrife vinagre branco sobre a pasta e espere que ele borbulhe e penetre na sujeira por mais algumas horas antes de arear o forno com a parte áspera (que não seja de metal) de uma esponja. Enxágue com água quente para finalizar. Limpe a porta da mesma forma. Dê um brilho na janela borrifando vinagre puro antes de esfregar com a parte macia de uma esponja úmida. Veja essas outras dicas para desengordurar e limpar a superfície do fogão.

Atenção! Desligue os aparelhos da tomada antes de tentar fazer qualquer conserto. Jamais tente desconectar um equipamento a gás ou mexer na tubulação. Se não tiver o treinamento necessário, deixe que o técnico faça a troca do botijão na hora da entrega.