Comemorar com familiares e amigos uma data especial pode ser trabalhoso e sair caro se você não planejar tudo com bastante antecedência. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como calcular, preparar e economizar na hora de organizar uma linda celebração sem desperdícios.

Como ter uma festa impecável?

Existem duas regras básicas para uma festa bem-sucedida: planejar com antecedência e não exagerar. Veja abaixo algumas dicas:

  • Não convide mais pessoas do que o espaço pode acomodar.
  • Pergunte com antecedência se seus convidados são vegetarianos ou se têm alguma necessidade dietética especial, para não ser pego na última hora. (Um convidado educado vai lhe passar essa informação, em vez de aparecer e dizer que não pode comer o que você está servindo.) Caso tenha algum convidado que não coma carne, experimente preparar este delicioso hambúrguer vegano. Não tem como errar!
  • Planeje o cardápio para que ele seja rico em contrastes. Evite repetições. O recomendável é pensar na harmonia dos sabores e texturas dos pratos.
  • Escolha receitas que tenham sido testadas e aprovadas e que você sabe que vão agradar a todos. Não use o evento para fazer experimentações culinárias, pois você corre o risco de ter de providenciar outra alternativa em cima da hora, caso não dê certo.
  • Sirva pratos que você possa preparar com antecedência. Você não vai querer deixar seus convidados sozinhos enquanto está suando no fogão. Evite pratos que exigem atenção de última hora.
  • Certifique-se de que há bebidas para todos; não confie que todos os convidados vão trazer sua própria bebida. Como regra, mantenha o vinho branco gelado, deixe o vinho tinto respirar e sirva bebidas não alcoólicas como alternativa, assim como água.
  • Acima de tudo, seja atencioso com os convidados. Fazer com que eles se sintam em casa e confortáveis é tão importante quanto a comida que você serve.

Agora que planejei, como faço para economizar e evitar desperdício?

A resposta é simples: siga as regras dos bufês! Evitar sobras e desperdício é a melhor maneira de economizar! E se você não quer ver todos os convidados começarem a ir embora ao mesmo tempo, não deixe a comida ou bebida acabar. Para evitar que isso aconteça, felizmente, existem normas atemporais. Aqui estão as básicas:

  • Canapés: Calcule quatro por pessoa para acompanhar os drinques.
  • Comida: Calcule cerca de 700 g por pessoa no total para uma refeição principal de três pratos. Para um jantar ou almoço, sirva um prato principal consistindo em cerca de 200 g de proteína como carne ou peixe, 125-150 g de carboidrato como batata, arroz ou massa e mais 125-150 g de vegetais como acompanhamento. Se servir massa como prato principal ou uma entrada substancial, trabalhe na base de 100-125 g por pessoa.
  • Bebidas: Uma garrafa de 750 ml de vinho dará para seis taças. Calcule na base de 3 ou 4 taças por pessoa para um evento com duração de 2 horas. Para bebidas leves, como suco de laranja, calcule cerca de 400 ml por pessoa.

Dica!!! Para economizar, sirva uma refeição com os convidados sentados, pois assim as quantidades são mais fáceis de calcular do que para um serviço de bufê.