Que o peixe é um dos alimentos mais saudáveis, todos nós sabemos. Então precisamos aproveitar todas as oportunidades para consumi-lo. Aqui sugerimos 13 pratos para você saborear uma refeição bem saudável. Confira!

1. Suflê de peixe 

Você pode preparar este suflê de peixe com sobras de peixe cozido, como bacalhau defumado. Atum em lata também funciona. Adicione-o no fim da etapa 4. 

Ingredientes:

300 g de filé de badejo

150 g de batata-doce

40 g de manteiga 

3 ovos, claras e gemas separadas

1 cebola pequena, picadinha

1/4 de xícara de creme de leite 

1 colher (chá) de mostarda em grão 

Sal e pimenta-do-reino moída

Modo de preparo:

1 Coloque as batatas e uma pitada de sal em uma panela com bastante água fria. Tampe, deixe ferver e cozinhe por 25 minutos até ficarem macias. 

2 Enquanto isso, coloque o peixe e uma pitada de sal em uma frigideira grande com água suficiente para cobri-lo. Ferva e baixe o fogo. Tampe e cozinhe por 3 minutos. Deixe o peixe esfriar no líquido. Escorra e amasse a carne com um garfo, removendo as espinhas. 

3 Aqueça 10 g da manteiga em uma panela pequena, junte as cebolinhas e refogue em fogo brando por 5 minutos. Adicione o creme e retire do fogo. 

4 Preaqueça o forno a 200°C. Use 10 g da manteiga para untar 4 tigelinhas de suflê de 300 ml. Escorra e descasque as batatas e amasse-as com um garfo. Adicione o restante da manteiga, a mistura de cebolinhas e creme um pouco de pimenta-do-reino. Misture as gemas e a mostarda. Coloque o peixe. 

5 À parte, junte uma pitada de sal às claras, bata até ficarem consistentes e coloque-as na mistura de batata e peixe. Despeje nas tigelinhas e asse por 15 minutos até ficarem fofos e dourados. Sirva em seguida. 

Aprenda dicas para preparar peixes deliciosos.

Veja outras receitas na galeria a seguir:

  • 2. Peixe cozido no vapor com gengibre

    Ingredientes:

    4 filés de peixe sem pele, de 150 g cada

    1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado

    2 dentes de alho, triturados

    1/2 colher (chá) de raspas de limão raladas

    1/2 colher (chá) de sal

    1 colher (sopa) de óleo de gergelim

    1 1/2 colher (sopa) de suco de limão

    1 colher (chá) de fubá, misturado a 2 colheres (chá) de água

    1 colher (sopa) de coentro fresco picadas

    3-4 cebolinha, bem picadas

    Modo de preparo:

    1 Junte o gengibre, o gengibre, o alho e as raspas de limão em uma tigela pequena. Coloque o peixe sobre sobre uma superfície e polvilhe o lado sem pele com o sal e a mistura de gengibre. Dobre os filés ao meio na largura. Ponha os filés dobrados em um refratário raso e borrife o óleo de gergelim.

    2 Posicione uma panela de cozimento a vapor sobre uma outra grande ou um prato sobre uma wok com água fervente, certificando-se de que a wok é grande o suficiente para conter o prato sem a água encostar.

    3 Coloque o prato com o peixe na panela, cubra-o e deixe cozinhar no vapor por 10 minutos. Ele deve ter aparência opaca e soltar lascas, sem estar ressecado. Usando uma espátula, transfira o peixe para uma travessa e cubra-o com papel-alumínio para mantê-lo quente. Separe o molho que sobrou no refratário.

    4 Coloque esse molho em uma tigela pequena. Adicione o suco de limão, a pasta de fubá e 100 ml de água. Deixe ferver, mexendo sempre, e cozinhe por 1 minuto até o molho engrossar um pouco. Misture o coentro picado.

    5 Jogue o molho sobre o peixe e espalhe algumas cebolinhas.

    Reader's Digest
  • 3. Fritada de atum e abobrinha 

    Ingredientes:

    8 ovos

    1 1/2 colher (sopa) de cebolinha fresca picada

    Sal e pimenta-do-reino moída

    1 1/2 colher (sopa) de azeite

    2 abobrinhas, totalizando 400 g, fatiadas

    1 dente de alho, bem picado

    185 g de atum enlatado, escorrido

    1/2 xícara de ervilhas congeladas, descongeladas e escorridas

    Modo de preparo

    1 Bata os ovos levemente com um garfo. Misture 1 1/2 colher (sopa) de água fria e as cebolinhas. Tempere e reserve.

    2 Esquente o azeite em uma frigideira de base larga. Adicione as abobrinhas e cozinhe em fogo médio por 3-4 minutos, mexendo até ficarem douradas em ambos os lados e macias. Adicione o alho e cozinhe por mais alguns segundos.

    3 Junte o atum e as ervilhas e mexa para partir o atum em pedaços. Despeje a mistura de ovos batidos, combine rapidamente os outros ingredientes e pare de mexer.

    4 Abaixe o fogo e cozinhe a fritada por 7 minutos, ou até o fundo estar dourado. Pegue um prato grande posicione-o de cabeça para baixo sobre a frigideira. Usando luvas térmicas, vire a fritada sobre o prato. Deslize a fritada de volta para a frigideira e continue cozinhando por 3-4 minutos até que o outro lado fique dourado.

    5 Tire a frigideira do fogo e corte a fritada em fatias.

     

    Reader's Digest
  • 4. Peixe assado no forno com batatas

    O segredo é fazer as escolhas certas. Prepare as batatas com claras de ovos e utilize um peixe menos gorduroso, como o hadoque. Assim, o prato fica mais saudável sem deixar o sabor de lado.

    Veja a receita aqui.

     

    Reader's Digest
  • 5. Salada picante de macarrão e atum

    O molho para esta salada simples e colorida tem um sabor adocicado, que complementa perfeitamente a abobrinha levemente cozida, o atum, os tomates e a massa al dente. Sirva-a fria, mas sem levar à geladeira, ou prove-a quando ainda estiver quente. Aproveite o molho com minipães árabes para acompanhar.

    Veja a receita aqui.

     

    Martin Brigdale / Seleções
  • 6. Salada provençal de atum e pimentão

    Esta salada colorida contém diversos sabores e texturas. Pedaços de atum, fatias de batata, vagens crocantes e tomates. Cada garfada é uma visita à região histórica da Provença. Sirva com uma baguete crocante.

    Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções
  • 7. Salada de truta defumada e macarrão

    Presenteie a família com esta deliciosa salada de macarrão saudável para o coração. É o prato perfeito para um jantar no meio da semana, servido com pão ciabatta. Acrescente a rúcula somente na hora de servir.

    Veja a receita aqui.

     

    Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções
  • 8. Salada de arenque defumado

    Esta maneira tradicional de cozinhar arenque defumado (kippers) mantém a carne úmida e macia e também elimina o cheiro forte associado ao cozimento desse peixe. Sirva a salada com pão multigrãos.

    Veja a receita aqui.

     

    Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções
  • 9. Salada de salmão grelhado

    Combine as cores e os sabores de uma ilha tropical nesta incrível salada de salmão. O sabor forte do peixe é perfeitamente equilibrado pela suave acidez da laranja e pela doçura da manga e do mamão.

    Além do sabor, esta receita é uma boa opção para a saúde. O salmão é uma fonte considerável de potássio, que ajuda a regular o equilíbrio hídrico do organismo, prevenindo assim a hipertensão arterial.

    Veja a receita aqui.

     

    Martin Brigdale, Gus Filgate e William Lingwood / Seleções
  • 10. Salada de atum e grão-de-bico

    Esta salada rica em proteínas também é rica em gorduras benéficas (do atum e do azeite). Além disso, fornece uma boa quantidade de fibras e antioxidantes, que têm efeito anti-idade.

    Veja a receita aqui.

     

    Reader's Digest
  • 11. Salmão com crosta de pesto

    O salmão é rico em ômega-3 e, cozido com essa crosta, combina os benefícios desse óleo com os antioxidantes do manjericão.

    Veja a receita aqui.

    Reader's Digest/Coma Bem, Viva Melhor
  • 12. Salada de bacalhau

    O bacalhau é um peixe tão saboroso – e de sabor marcante – que basta um pouquinho para criar novos pratos com mais sabor de festa. E o melhor: esta salada pode ser feita com sobras.

    Veja a receita aqui.

    Aprenda 3 outras receitas incríveis de bacalhau.

    PauloVilela/iStock
  • 13. Linguado de 20 minutos para a Sexta-feira Santa

    Postas de peixe são ótimas para refeições rápidas, e servi-las com um molho exótico transforma o simples peixe cozido num prato estimulante.

    Como tem a carne firme, o linguado fica excelente quando preparado na grelha, e o aspecto fica tentador. Postas de outros peixes, como robalo, peixe-espada ou filés de tamboril, podem ser preparadas da mesma forma.

    Veja a receita aqui.

     

    Reader's Digest/Coma Bem, Viva Melhor

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!