Precisa preparar um jantar para os amigos mas está sem tempo? Ou talvez “sem tempo” seja a regra principal da sua vida? Então, aproveite estas dicas valiosas para cozinhar depressa e sem perigos!

1. Aquecimento em primeiro lugar

Essa regra não vale apenas para exercícios físicos. Procure aquecer seus aparelhos antes de usá-los. Como a água também leva um tempo para atingir o ponto de ebulição, faça dela o primeiro item da lista.

2. Troque as facas por tesouras 

Para cortar verduras e algumas leguminosas, experimente tesouras apropriadas para culinária. Assim, o processo de preparação torna-se mais prático e eficiente. Além disso, facas necessitam de cuidado ao serem manuseadas, e não combinam com pressa.

3. Junte as hortaliças em um só lugar

Poupar tempo significa reduzir o número de vezes que você vai lavar um legume ou hortaliça na cozinha. Se você quer correr contra o relógio e cozinhar depressa, prefira lavar tudo de uma vez. Aliás, veja como cozinhá-las perfeitamente.

4. Precisa fazer um creme de legumes?

Então, opte por ralar os ingredientes ao invés de picá-los para o preparo do creme. Quando estão cortados em pedaços, os legumes demoram 20 minutos ou mais para cozinhar.

5. Legumes crus também são ótimos para cozinhar depressa

Não perca tempo assando legumes: coloque todos crus em seu prato. Alguns como a abobrinha e a beterraba combinam com saladas. Mas para evitar que as raízes fiquem duras demais, rale-as.

6. Enrolar almôndegas? Para quê?

A hora do jantar está chegando e você ainda não terminou de preparar as almôndegas. Quer uma solução rápida? Não as enrole. Em vez disso, ponha pequenos montes em uma frigideira quente, e você verá que elas não perderão o gosto.

7. Legumes congelados para salvar o dia

Em sopas, prefira usar legumes congelados. Eles também caem bem em qualquer prato, além de poupar um tempo precioso no preparo de algumas receitas. Veja como aproveitar o máximo dos legumes em sopas!

8. Não se esqueça do micro-ondas

Se a manteiga encontra-se congelada e você não tem tempo de deixá-la descongelando, ponha-a por alguns (poucos) segundos no micro-ondas em um recipiente próprio para ele.

9. A massa da lasanha também pode ser substituída por…

… massa pronta para pastel. Ela não precisa ser cozida, e já vem cortada em formatos fáceis de usar.

10. Um sanduíche também pode ser quatro

Não se ocupe em preparar diversos sanduíches diferentes. Em vez disso, pegue um pão grande, corte-o ao meio e preencha com os ingredientes que quiser. Depois, é só cortar em quantos pedaços quiser. Confira algumas sugestões de sanduíches deliciosos.

11. Junte e corte os temperos juntos

Use um movimento de vai-e-vem com a faca para cortar diversos legumes de uma só vez.