A característica mais incrível de sopas e ensopados é sua infinita versatilidade. Combinações criativas de vegetais  cozidos com peixes, aves, carnes ou leguminosas dão origem a pratos apetitosos, repletos de vitaminas, minerais e proteínas. Acrescidos ou acompanhados de alimentos ricos em nutrientes, resultam em refeições saudáveis e saborosas.

Os legumes não podem faltar nas sopas. Além de proporcionarem vitaminas, minerais, fitoquímicos e  fibras, eles conferem sabor, consistência e apelo visual a sopas e ensopados. Cebola, cenoura e batata são os mais comuns e você pode acrescentar uma variedade de outros legumes. Isso lhe ajudará a cumprir a recomendação de cinco  legumes por dia.

Veja como tirar mais proveito dos legumes ao fazer as sopas:

Dica 1

Adicione raízes, como o nabo, logo no início do cozimento.

Dica 2

Pimentões, aipo e funcho ficam deliciosos quando guisados.

Dica 3

Couve-flor, brócolis, vagem, ervilha, espinafre e outros vegetais conferem frescor se colocados na panela nos estágios finais da preparação.

Dica 4

Uma mistura de raízes e vegetais equilibra o peso da carne vermelha.

Dica 5

Vegetais leves e crocantes complementam o sabor delicado do peixe. Experimente usar pimentões, funcho, acelga, folhas de mostarda ou couve-china (também chamada de repolho-chinês).

Dica 6

Vegetais de cor laranja ou verde-escuro, como cenoura, nabo e brócolis fornecem betacaroteno, um importante antioxidante que combate os radicais livres e ajuda a proteger contra certos tipos de câncer.

Dica 7

Vegetais folhosos proporcionam vitaminas do complexo B, envolvidas na liberação de energia dos alimentos.

Dica 8

Todos os vegetais contêm vitamina C, bem como fibras solúveis e insolúveis e vários fitoquímicos que previnem  doenças.