7 alimentos termogênicos que ajudam na perda de peso

Conheça 7 alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo e ajudam na perda de peso. E o melhor: você certamente tem em casa!

Marina Estevão | 26 de Abril de 2021 às 16:00

KSevchenko/iStock -

Você já ouviu falar em alimentos termogênicos? Eles são conhecidos por aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Assim, facilitam a queima de gordura, pois fazem com que o corpo gaste mais energia.

Quando aliados a uma alimentação equilibrada e a prática de exercício regular, esses alimentos têm as suas propriedades potencializadas. Há desde alimentos que podem ser consumidos em refeições ou sucos a até mesmo cápsulas termogênicas que podem auxiliar no emagrecimento.

Leia também: 23 plantas e ervas medicinais que podem melhorar a sua vida

Veja aqui a lista de alguns alimentos termogênicos naturais:

Canela

A canela é um alimento versátil e que possui diversos benefícios, ela pode ser consumida em chás, mingaus e até em um copo com água ou café. Além de auxiliar no emagrecimento, possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam na obesidade e em inflamações crônicas.

Café

A cafeína presente no café aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que diluem as células de gordura. Para aumentar os efeitos termogênicos, o café pode ser incrementado com canela e óleo de coco.

Guaraná em pó

Além de favorecer a perda de peso, o guaraná em pó ainda melhora o humor, a concentração e o rendimento em um exercício físico. Pode ser consumido com água ou outras bebidas, com a finalidade de melhorar o seu sabor, como sucos naturais, açaí, batidos em smoothies ou vitaminas de frutas.

O gengibre é um poderoso temogênico e possui propriedade anti-inflamatórias e antioxidantes. (Imagem: Dokmaihaeng/iStock)

Gengibre

O gengibre possui características anti-inflamatórias e antioxidantes, auxiliando na prevenção de câncer de cólon e úlceras no estômago. Para obter seus benefícios, basta um pequeno pedaço ou apenas raspas em sopas, chás, sucos, iogurtes ou saladas.

Chá de hibisco

O chá de hibisco controla os níveis de colesterol, possui efeito diurético, combate o envelhecimento, dentre outros benefícios. O recomendado é tomar duas xícaras meia hora antes de cada refeição principal, por até 12 semanas.

Chá verde

A bebida é rica em aminoácidos, vitaminas B, E e C, cálcio, magnésio, potássio e ferro. Além disso, não possui calorias e pode ser refrescante, se for consumida gelada. Não faltam motivos para um chazinho todos os dias, não é?  

Pimenta

Leia também: 10 temperos que fazem bem à saúde e você tem em casa

Todos os tipos de pimenta possuem altos níveis de capsaicina, um antioxidante e anti-inflamatório poderoso que ajuda no combate às dores e a melhorar a digestão. Para utilizar suas propriedades e auxiliar no emagrecimento, ela pode ser usada como tempero em todas as refeições, em pó, fresca ou em forma de molhos. Adicione uma pitada em sucos, vitaminas e na água para potencializar a perda de peso.

Os chás possuem diversos benefícios. (Imagem: eternalcreative/iStock)

Benefícios dos alimentos termogênicos

Além de ajudarem na perda de peso, existem outros benefícios desses alimentos para o organismo. Alguns deles são:

Contraindicações e efeitos colaterais

Os alimentos termogênicos podem causar alguns efeitos colaterais como insônia, tontura, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Algumas contraindicações são: