Suco de couve não é só detox! Confira outros benefícios

Você conhece todos os benefícios do suco de couve? Além de desintoxicar o organismo, ele ainda traz outras propriedades benéficas. Confira!

Julia Monsores | 10 de Maio de 2021 às 12:00

iStock -

A couve é uma das verduras preferidas de quem está em busca de uma alimentação mais saudável. E isso porque ela contém diversas vitaminas e nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do corpo, além de ser um ingrediente versátil nas receitas. O suco de couve, por exemplo, é um aliado do emagrecimento, e ainda garante outros benefícios, como a melhora do trânsito intestinal e o combate ao envelhecimento precoce.

Continue acompanhando para conferir outras propriedades desse suco!

Leia também: 10 receitas deliciosas de suco detox

Benefícios do suco de couve

Confira os benefícios desse suco para sua saúde! (Imagem: JulyProkopiv/iStock)

O suco de couve é conhecido por ser um excelente desintoxicante do organismo. Isso ocorre porque ele é capaz de desinchar o corpo, controlando a retenção de líquidos. No entanto, vale lembrar que esse efeito detox só garante resultados duradouros quando é aliado a um estilo de vida saudável e equilibrado.

“O suco de couve, por ser rico em fibras, também aumenta a saciedade, fazendo com que não seja necessário consumir muitos alimentos ao longo do dia. E assim, auxilia no controle da fome”, explica a nutricionista Marina Izaura, do Rio de Janeiro.

Mas além disso, o suco de couve costuma ser misturado a outros ingredientes, que aumentam ainda mais os benefícios da bebida. Adicionando frutas, como a laranja e a acerola, você aumenta a concentração de vitamina C — que auxilia na absorção do ferro e, por participar da formação do colágeno, evita a deficiência que leva ao enfraquecimento dos ossos e da gengiva.

Confira outros benefícios do suco de couve:

Posso tomar todos os dias?

Adicione outras frutas, legumes e verduras para garantir ainda mais benefícios (Imagem: iStock)

Na busca por resultados imediatos, sobretudo de emagrecimento, muitas pessoas apelam para “fórmulas mágicas” que encontram na Internet. Essas, além de não terem respaldo científico, ainda podem gerar frustração e destrunição. E o mesmo ocorre com os sucos de couve. Segundo a nutricionista Marina Izaura, é possível, sim, ingerir o suco de couve todos os dias. No entanto, não é válido trocar refeições por eles, nem esperar resultados milagrosos e imediatos somente mediante seu consumo.

“Se você gosta de sucos, pode consumir diariamente. Mas sempre procure variar a combinação de legumes, para trazer nutrientes variados ao seu corpo. Se em um dia você adicionou beterraba, no outro adicione agrião, laranja, e por aí vai. Mas o suco de couve não trará tudo o que o seu corpo necessita, então não abra mão de uma refeição completa por ele”, explica.

Como preparar e armazenar seu suco de couve

Imagem: iStock

Há muitas maneiras de preparar o seu suco de couve, uma vez que diversas frutas, legumes e verduras podem ser adicionados à mistura. Para preparar um suco de couve com laranja, por exemplo, basta cortar os talos da couve, descartá-los, e adicionar no liquidificador as folhas, meia laranja, gelo e gengibre. Não precisa adoçar, mas caso queira mais docinho use mel.

No entanto, é importante não esperar muito tempo para consumir seu suco de couve, principalmente se você tiver adicionado frutas ao preparo, uma vez que a absorção das propriedades podem ser prejudicadas.

Se você quiser ainda mais praticidade na hora de preparar o seu suco de couve, uma boa dica é deixar a verdura já devidamente higienizada e cortada na geladeira. Uma vez que esteja tampada e seca, ela pode permanecer por até uma semana na geladeira. Além disso, você também pode congelar a couve — confira algumas dicas para armazenar legumes e verduras aqui!

Contraindicações

Embora traga diversos benefícios à saúde, o consumo de suco de couve não é recomendado para quem esteja fazendo uso de medicamentos anticoagulantes. E isso porque ele é fonte de vitamina K, e atua na coagulação sanguínea. Além disso, algumas pessoas também podem se queixar de indigestão após ingerir o suco, uma vez que é um alimento rico em fibras.