Exercícios para reduzir a ansiedade dos idosos em isolamento

Confira algumas sugestões de exercícios físicos e de respiração para reduzir a ansiedade nos idosos durante o isolamento social.

Julia Monsores | 14 de Abril de 2021 às 13:00

Drazen Zigic/iStock -

A pandemia do Covid-19 tem gerado consequências não só para a nossa saúde física, mas também para a mental. A impossibilidade de sair de casa, motivada pela necessidade de conter a disseminação do vírus, acaba afetando principalmente os idosos, que muitas vezes sentem-se mais solitários. Assim, o que observamos é um crescimento de relatos sobre ansiedade e depressão na terceira idade. No entanto, alguns exercícios podem ajudar.

Leia também: Covid-19: por que é mais difícil imunizar idosos?

Diante da necessidade do isolamento social, a fisioterapeuta do Hospital Adventista Silvestre, Reyna Lohmann elaborou uma série de exercícios para reduzir a ansiedade e manter a capacidade funcional dos idosos neste período de confinamento.

“A baixa mobilidade em idosos pode gerar repercussões nos sistemas musculoesqueléticos e respiratório, culminando com a perda muscular, dor, rigidez, cansaço, além do aspecto de bem-estar social, sobretudo em idosos ativos”, avalia a fisioterapeuta.

Exercícios para reduzir a ansiedade dos idosos em isolamento

Crédito: Wavebreakmedia

Algumas dicas, como não passar muito tempo sentado ou deitado e fazer alguns exercícios domiciliares, podem ajudar a minimizar os efeitos dessa inatividade. Acompanhados do movimento físico, os exercícios respiratórios também são grandes aliados do controle da ansiedade. Por isso, confira agora a série de exercícios elaborados pela fisioterapeuta Reyna Lohmann. E se quiser, aproveite e confira outros exercícios de respiração neste post aqui!

Você pode realizar esses exercícios todos os dias, respeitando os seus limites corporais. Se sentir qualquer tipo de dor ou desconforto, interrompa o exercício imediatamente.

1. Mantenha a expansão dos seus pulmões

  1. Inale profunda e lentamente e solte o ar pela boca com os dentes cerrados;
  2. Inale o ar enquanto abre os braços em posição de cruz. Solte o ar enquanto fecha os braços;
  3. Respire pelo nariz e simultaneamente levante os braços esticados em direção ao céu. Solte o ar enquanto abaixa os braços esticados.

Repita 10 vezes cada exercício (sentado).

2. Exercícios para fazer deitado

  1. Com os dois pés apoiados na cama, abrace uma perna e mantenha a posição por 30 segundos. Faça o mesmo movimento com a outra perna. Em seguida, repita o procedimento, agora abraçando as duas pernas por baixo dos joelhos.
  2. Com os dois pés apoiados na cama e os joelhos dobrados, vire as duas pernas para o lado e vire a cabeça para o lado oposto. Mantenha essa posição por 30 segundos e repita para o outro lado;
  3. Em seguida, com os dois pés novamente apoiados na cama, levante o quadril em direção ao teto.

Repita 10 vezes esses movimentos.

3. Sentado em uma cadeira com encosto

  1. Estique uma das pernas à frente e mantenha essa posição por 6 segundos. Repita 10 vezes esse movimento e, em seguida, faça com a outra perna.
  2. Realize o movimento de se sentar e levantar por 10 vezes. Caso prefira, pode apoiar em uma barra fixa para ter apoio. Descanse e repita por mais 10 vezes.
  3. Coloque uma bola pequena entre as pernas, aperte-a com os joelhos por 10 vezes. Descanse e repita mais 10 vezes.

4. Exercícios para realizar em pé

  1. Realize uma “marcha de soldado” por 1 minuto. Respeite o seu limite do cansaço — se for necessário, interrompa o exercício antes de completar o tempo.
  2. Com as mãos apoiadas em um local fixo, fique na ponta dos pés e desça, repetindo esse movimento por 30 vezes.
  3. Para finalizar, com as mãos ainda apoiadas, pise lateralmente como se estivesse dançando de um lado para o outro e retorne. Repita 10 vezes para um lado e mais 10 vezes para o outro.