5 maneiras de aliviar a dor na lombar na gravidez





De 10 grávidas, 7 sentirão dores na lombar ou nas costas. Apesar de ser uma condição muito comum, é possível aliviar a dor na lombar e diminuir o sofrimento durante a gestação. Alongamentos, cuidados com a postura e também medicamentos podem ser a solução para esse problema.

Também conhecida como lombalgia crônica, a dor lombar geralmente aparece a partir do segundo mês de gravidez. Não só o peso do feto, mas também as mudanças corporais físicas e internas, como a readequação dos órgãos, podem causar esse incômodo. Entretanto, é preciso estar atento ao prolongamento das dores. Caso elas persistam, mesmo com tratamento, sua causa pode advir de outro problema. Nesse caso, é imprescindível buscar uma opinião médica.

Leia também: Engordar na gravidez é normal? Nutricionista explica

Principais causas

A gravidez gera inúmeras mudanças no corpo da mulher. Além do peso de um novo ser que se forma no útero, alterações hormonais e deslocamento de ossos também podem causar dor na lombar. A perda do centro de equilíbrio, fazendo com que a mulher penda o corpo para frente conforme os meses de gestação avançam, acentuam ainda mais a curvatura da lombar, gerando pressão nas costas.

Durante a gravidez as mudanças no corpo podem ocasionar dores nas costas e principalmente na lombar. (Imagem: demaerre/iStock)

Outra causa de dores é o estiramento dos músculos abdominais que, consequentemente, ficam mais fracos. Quando isso acontece há uma sobrecarga na coluna no sustento da barriga. Além disso, as alterações hormonais também influenciam no aumento do desconforto lombar. O aumento da progesterona e da relaxina afrouxam os ligamentos da coluna e do sacro e também as articulações. O resultado é a dor que surge enquanto anda, fica muito tempo sentada, se levanta ou suspende algo do chão.

Conforme a barriga cresce e o peso aumenta, a compressão de algum nervo também pode causar dores nas costas e na região lombar. Portanto, durante a gestação é preciso cuidado para evitar tais dores e adequar o dia a dia para que elas não se agravem. As mudanças serão inevitáveis, mas com o acompanhamento médico ideal sua qualidade de vida poderá ser bem melhor.

Como aliviar dor na lombar

Os nove meses de gravidez não precisam ser um martírio. Com alguns cuidados, as dores na lombar podem ser amenizadas e a gestação curtida como deve ser. Veja as principais maneiras de aliviar os desconfortos.

1. Compressa de água quente

Ideal para relaxar a musculatura, a água quente é uma boa maneira de diminuir a dor lombar. Busque uma bolsa de água quente, envolva em um pano fino para não queimar a pele e deixe no local por um tempo. Outra maneira de se beneficiar da água quente é na hora do banho. Deixe a água bater diretamente na lombar a fim de aliviar o desconforto.

2. Massagens

Uma boa massagem nas costas e nas pernas podem aliviar bastante as dores. Escolha um óleo essencial e peça para alguém massagear suavemente o local quando a dor aparecer. Você também pode recorrer a um massagista especializado. Em alguns minutos ela deverá diminuir consideravelmente.

Massagens na lombar podem aliviar muito as dores e melhorar a qualidade de vida durante a gravidez. (Imagem: Mykola Sosiukin/iStock)

3. Alongamento

Aproveite os momentos em que estiver deitada, de barriga para cima, para fazer um bom alongamento. Puxe uma perna de cada vez, dobrada, com as mãos por traz da coxa, em direção à barriga. Segure-a por aproximadamente 1 minuto enquanto respira profundamente. Assim a coluna irá realinhar e a dor, diminuir.

4. Exercícios físicos

Alguns exercícios físicos ideais para grávidas podem aliviar muito as dores na lombar. Converse com seu médico sobre a possibilidade de praticar natação, pilates, yoga, hidroginástica, entre outros.

5. Remédios analgésicos

O consumo de remédios é muito restrito durante a gravidez. Portanto, se as dores estiverem muito fortes, busque orientação médica sobre o uso de analgésicos, em pomada ou comprimido. Mas não tome nenhum remédio sem prescrição.

Adotando esses cuidados e prestando atenção à postura, tentando manter a coluna o mais reta possível, suas dores poderão diminuir bastante. Além disso, evite usar sapatos de salto alto e ficar muito tempo em pé ou sentada. Mas se elas aumentarem ou as medidas de alívio não forem suficientes, busque seu médico de confiança.

Superdicas